Procurar no portal

Em solenidade na Reitoria, Fernando Ximenes e Paulo Ponte recebem títulos de Professores Eméritos da UFC

A sessão solene do Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará da noite dessa quinta-feira (16), no Auditório da Reitoria, foi marcada pela dupla homenagem prestada a dois docentes que receberam juntos o título de Professor Emérito.

Na cerimônia, presidida pelo reitor Cândido Albuquerque, foi entregue a mais alta comenda do magistério superior da Instituição aos professores Fernando Luiz Ximenes Rocha e Paulo Francisco Banhos Ponte, oriundos da Faculdade de Direito (FADIR) da UFC.

Imagem: professores homenageadas entram no auditório da Reitoria lotado

A saudação inicial aos laureados foi feita pelo Prof. Maurício Benevides, diretor da Faculdade de Direito, que apontou a “feliz coincidência e o momento de duplo júbilo” da solenidade ocorrer no mesmo mês das celebrações do aniversário de 120 anos daquela unidade acadêmica, fundada em 1903. De Fernando Ximenes, ele sublinhou a vocação docente e o brilhantismo acadêmico, e de Paulo Ponte, a liderança para construir um ambiente de trabalho harmônico e a extrema produção científica.

“Cabe-me acrescentar que ambos guardam características fundantes idênticas em toda sua vida acadêmica e profissional: a conduta fortemente pautada pela retidão, ética e seriedade de seus propósitos e ações”, compartilhou. Benevides, que foi aluno dos dois eméritos, destacou os principais feitos dos homenageados nos campos da docência e das carreiras jurídicas. 

“Não posso deixar de dar meu testemunho como aluno que fui de ambos. Foram docentes extraordinários em sala de aula, mas foram professores maiores fora dela. Aos dois, de coração, agradeço o privilégio da engrandecedora convivência”, finalizou. 

Imagem: Homem com roupa preta e capa branca posa ao lado de homem com vestido preto e capa vermelha que segura o título

HUMANISMO Paulo Ponte é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e foi o primeiro dos condecorados a discursar na cerimônia. Ele teve a outorga de Professor Emérito aprovada de forma unânime pelo CONSUNI em 2015, após ter se aposentado como docente do Departamento de Direito Processual da FADIR, do qual foi chefe por quatro mandatos. Graduado em Direito e mestre em Direito Público pela UFC, atuou ainda como procurador-geral da Universidade, membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e coordenador do curso de pós-graduação lato sensu em Processo Administrativo. 

“Essa conceituada Universidade nos brindou com esse ambiente de exaltação à educação, como o único meio legítimo para se chegar ao homem independente e sem soberba, voltado para o bem de seu semelhante”, agradeceu, comovido, à UFC a honraria.

Ponte caracterizou a equivalência entre o exercício da cátedra e a liberdade, realçando os valores humanísticos como forma de conferir prestígio à justiça, ao citar o pensamento do escritor espanhol Miguel de Cervantes: “A liberdade é um dos mais preciosos dons que aos homens deram os céus; com ela não se pode igualar os tesouros que encerra a terra, nem o mar encobre; pela liberdade, assim como pela honra, se deve aventurar a vida”.

Imagem: homens de vestido preto um com capa vermelha e outra com capa branca que entrega diploma

DOCÊNCIA Cumprimentando o colega de magistério e magistratura que o antecedeu, em seguida, o Prof. Fernando Ximenes ocupou o púlpito para fazer seu pronunciamento. Desembargador do TJCE e atualmente o decano do Tribunal, ele teve o título de Professor Emérito aprovado por unanimidade pelo CONSUNI em 2017. Graduado em Direito e Mestre em Direito Público pela UFC, foi chefe do Departamento de Direito Privado da FADIR e lecionou as disciplinas de Direito Comercial, Civil e Constitucional na Universidade por 32 anos, entre 1979 e 2011.  

Ximenes fez referência ao aniversário de 120 anos de sua escola de origem, a Faculdade de Direito da UFC. “Cumpre ressaltar que a história da Faculdade de Direito se confunde com a própria história do Estado do Ceará, à medida que se tornou fonte da ciência e da cultura e repositório de tantos mestres, relevantes pelo seu notório e notável saber jurídico, e também a instituição que funcionou como escoadouro dos mais relevantes quadros da advocacia, da magistratura, do Ministério Público, da política, da administração pública e do magistério universitário”, declarou. 

Para Fernando Ximenes, dentre todos os cargos e todas as funções que exerceu, ser professor foi o que mais o dignificou. Para ilustrar o significado de décadas de trabalho dedicadas ao ensino, recorreu a dois trechos da obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa: “Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende” e “Vivendo, se aprende; mas o que se aprende, mais, é só fazer outras maiores perguntas”. 

Imagem: Imagem: ambiente de auditório com público sentado e a mesa formada ao fundo com autoridades

PRESENÇAS Participaram da solenidade o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo Filho; a pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros; o presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes; a secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Sandra Monteiro, representando o governador Elmano de Freitas; o ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), desembargador Durval Maia; o juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) Érico Silveira; o procurador do Estado do Ceará, Anastácio Marinho; o presidente da Academia Cearense de Letras, Tales de Sá Cavalcante; e o presidente da Agência Reguladora do Ceará (ARCE), Hélio Winston Leitão.

Assista também à matéria da UFCTV sobre a solenidade:

Fonte: Cerimonial da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300