Procurar no portal

Com parceria entre Universidade, Hapvida e FAPESP, Centro de Referência em Inteligência Artificial da UFC é oficialmente inaugurado

“Que momento fantástico! Que conquista e referência para a ciência no Ceará”, declarou o Prof. Cândido Albuquerque, reitor da Universidade Federal do Ceará, durante a inauguração das instalações do Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA) da UFC, um espaço estruturado pela Universidade para desenvolvimento de pesquisas em IA.

O evento ocorreu na tarde dessa segunda-feira (20), no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI) da UFC, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Imagem: Momento do descerramento da placa: da esquerda para direita, professores Jorge Soares; Rodrigo Porto; Maurício Benevides; reitor Cândido Albuquerque; diretor do Hapvida Kenneth Nunes; vice-reitor Glauco Lobo; e Prof. José Soares (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

Na ocasião, também foi lançado o projeto inaugural do CRIA, o homônimo Centro de Referência em Inteligência Artificial (CEREIA), uma parceria entre a UFC, o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O objetivo desse Centro é desenvolver pesquisas voltadas ao uso da inteligência artificial para a resolução de problemas na área da saúde, resultado de um convênio entre as três instituições. Tanto o CRIA quanto o CEREIA funcionarão no 5º andar do CEI da Universidade.

Com foco na área da saúde, o CEREIA atuará na aplicação de internet das coisas (IoT), big data, transformação digital e tecnologias de ponta na prevenção, diagnóstico e terapias de baixo custo, zelando pela privacidade dos beneficiários do Grupo Hapvida e atendendo à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O projeto é resultado de proposta contemplada em 2021 por edital que prevê recursos da ordem de R$ 1 milhão por ano ao CEREIA ao longo de cinco anos, oriundos do consórcio formado por FAPESP, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A rede Hapvida fornecerá o mesmo valor e terá acesso aos produtos desenvolvidos pelo projeto.

Imagem: professor José Soares discursa

Para o Prof. José Soares de Andrade Júnior, diretor do CRIA, trata-se de uma ideia ousada que alcançará diversas áreas. “Já não é mais possível separar a metodologia científica da área de conhecimento que será beneficiada com esse tipo de tecnologia. Ela nasceu na ciência da informática, na ciência da computação, mas hoje ela está presente em todos os ramos. Não há como prescindir desse conhecimento para desenvolver as áreas de pesquisa”, afirmou.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

A partir de uma sólida e robusta base de dados, o Centro atuará em seis linhas de pesquisa: 1) Predição de Doenças Crônicas; 2) Apoio à Avaliação de Exames Radiológicos; 3) Engajamento de Pacientes em Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Crônicas; 4) Sistema Inteligente para Monitoramento Remoto de Paciente; 5) Anamnese Assistida por Inteligência Artificial; e 6) Interfaces com Alta Qualidade para Ciência de Dados na Saúde.

Para o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, a inauguração oficial das instalações do CRIA demonstra que a Universidade está na vanguarda, ao apostar na IA como um de seus eixos científicos: "Hoje, todos os setores da vida humana contracenam com a inteligência artificial. O ChatGPT está aí para mostrar isso. A Universidade precisa discutir esse tema, e nosso Centro de Referência tem essa responsabilidade de trazer a discussão sobre os efeitos da IA no ensino, na pesquisa e na extensão, mas também de desbravar novas fronteiras para a inteligência artificial".

Imagem: plateia assiste discurso do reitor no auditório sobre lançamento do Centro (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

O vice-presidente de Tecnologia e Inovação do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, Kleber Linhares, destaca a importância que a IA vem ganhando no contexto da saúde: “A área da saúde já está sendo, e deverá ser ainda mais fortemente, apoiada pelos avanços da IA nos próximos anos. E um dos principais diferenciais para esse avanço está justamente na sólida base de dados que o setor possui”. O executivo reitera que a parceria com a UFC direciona os investimentos do grupo nesse sentido e reafirma o compromisso em oferecer acesso à saúde de qualidade para a população.

Em avaliação semelhante, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Rodrigo Porto, destaca que um dos diferenciais do CEREIA será justamente a base de dados com grande valor de pesquisa, com os quais os pesquisadores poderão trabalhar: “Um grupo privado de saúde tem um aspecto muito importante para esse projeto: eles dispõem de dados. E, justamente, dados de diagnóstico. Portanto a Universidade vai ter acesso a um conjunto de dados que vale ouro do ponto de vista da ciência. Estamos muito satisfeitos, é uma parceria que tem tudo pra funcionar do ponto de vista científico e do benefício social”.

Veja também matéria da UFCTV sobre a inauguração oficial do CRIA e o lançamento do CEREIA:

ESTRUTURA – O CEREIA tem financiamento da FAPESP, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica. Além de cientistas e servidores técnicos da UFC, participarão do CEREIA pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), distribuídos entre as seis linhas de pesquisas do Centro.

“Trata-se de um avanço importante na trajetória do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica no sentido de buscar soluções tecnológicas em favor da vida. Com o lançamento do CEREIA estaremos vendo na prática a junção desse banco de dados, com a atuação de profissionais altamente qualificados dos centros universitários para explorar o potencial incrível que a inteligência artificial traz para o desenvolvimento de pesquisas e inovações”, aponta o diretor-executivo de Pesquisa & Desenvolvimento e Educação do Grupo, Kenneth Nunes Tavares de Almeida.

O CEREIA também terá como atribuições a formação de pessoal em Inteligência Artificial, a difusão de conhecimento e a transferência de tecnologia. O Centro ocupará uma área de 380 metros quadrados no 5º andar do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC, podendo contar também com o pavimento de treinamento (1º andar), auditório, salão de eventos e salas de reuniões.

Fonte: Prof. José Soares de Andrade Júnior, diretor do CRIA – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300