Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola comemora 35 anos com solenidade nesta quinta-feira (23)

Pioneiro no Ceará no acolhimento e assistência a mães e recém-nascidos, o Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidade do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, está completando 35 anos de criação. Nesta quinta-feira (23), às 9h, haverá uma cerimônia comemorativa no jardim da Maternidade (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo), no Campus do Porangabuçu, em Fortaleza.

"A comemoração dos 35 anos será realizada com o intuito de celebrar o protagonismo do Banco de Leite na promoção ao aleitamento materno no Ceará e na construção de uma trajetória de ações em prol do aleitamento materno e da qualidade do leite humano doado, processado e distribuído às Unidades Neonatais", afirma a chefe do BLH, Janaína Landim.

Imagem: frasco de vidro com leite humano dentro sendo retirado de um freezer

Na solenidade, com a presença de gestores, colaboradores e pacientes, serão destacadas as principais atividades bem como os momentos vivenciados pelo Banco de Leite Humano ao longo do tempo.

SERVIÇO PIONEIRO – Fundado em 23 de março de 1988, o Banco de Leite Humano da MEAC, o primeiro do Estado, incentiva e promove o aleitamento, com assistência a pacientes, treinamento com os profissionais e desenvolvimento de pesquisas científicas.

Está localizado na MEAC, sendo a entrada pela Rua Papi Júnior, s/n, Rodolfo Teófilo. O funcionamento, com atendimento ao público, é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Atualmente, o BLH registra uma média de 400 atendimentos por mês entre gestantes durante o pré-natal e consultoria presencial ou por telefone a pessoas com dificuldades na amamentação. O Banco de Leite promove também a coleta de leite humano para atender os bebês internados nas Unidades Neonatais da MEAC.

Além disso, o BLH também presta assistência às colaboradoras que retornam da licença-maternidade, proporcionando espaço para coleta e armazenamento seguro do leite retirado por elas para que, ao fim do expediente, possa ser levado para seus filhos.

A enfermeira do BLH Rosy Oliveira explica que todo o leite coletado passa por um controle rigoroso de qualidade, incluindo o processamento e pasteurização, procedimento que elimina possíveis agentes nocivos.

Ela acrescenta que a mulher que busca a assistência do BLH da MEAC conta com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutica, técnico de laboratório, médico, nutricionista, motorista e assistente administrativa.

Mais informações pelo telefone (85) 3366 8509.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – fone: (85) 3366 8183