Agência UFC: Creme cicatrizante feito à base de acerola resulta na mais nova patente da Universidade

Uma das campeãs em teor de vitamina C, fibras e minerais, a acerola é querida por muitos no Brasil, atualmente o maior exportador da fruta para o mundo, sendo o Nordeste a região mais proeminente nessa indústria. Além das vantagens como alimento, a acerola figura como matéria-prima na confecção de produtos medicinais, justamente por conta de suas propriedades benéficas.

Um desses produtos, criado por pesquisadoras da Universidade Federal do Ceará, é um creme cicatrizante que utiliza a acerola como base, invento que rendeu à Instituição sua mais nova carta patente. Em testes de laboratório, feitos inicialmente em modelos animais, o creme apresentou resultados superiores a outros compostos já presentes no mercado.

Imagem: Acerolas dispostas sobre uma superfície plana; outras acerolas estão em uma pequena vasilha de madeira sobre a mesa (Foto: Pixabay)

“O creme de acerola é capaz de acelerar o processo de cicatrização de feridas por atuar de forma eficiente na fase inflamatória e consequentemente na fase proliferativa, com aceleração na formação do colágeno, neovascularização e reepitelização (reparo na pele)”, explica a Profª Erika Freitas Mota, do Departamento de Biologia e coorientadora do trabalho.

O estudo foi desenvolvido pela pesquisadora Neuza Felix Gomes Rochette e contou com a orientação da Profª Dirce Fernandes de Melo (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular). O invento é tema da reportagem desta semana da Agência UFC, a plataforma de divulgação científica da Universidade. Na matéria, são explicados os detalhes do invento, vantagens e como ele foi testado.

Fonte: Profª Erika Freitas Mota, do Departamento de Biologia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.