Medicina da UFC em Fortaleza tem acreditação aprovada pelo CFM; medida atesta a excelência e impulsiona a internacionalização

O Curso de graduação em Medicina da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza, na modalidade bacharelado, recebeu parecer favorável do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME), emitido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O resultado foi divulgado após visita in loco ao Campus do Porangabuçu, ocorrida em agosto do ano passado, por uma comissão de avaliadores credenciados pelo CFM.

Durante todo o processo, foram apreciados tópicos de gestão educacional, programa educacional, corpo docente, corpo discente e ambiente educacional. A acreditação do Curso de Medicina da UFC é válida até dezembro de 2028.

Imagem: bebê em incubadora

Para avaliar os cursos superiores de Medicina no Brasil, o SAEME-CFM é autorizado pelo World Federation of Medical Education (Federação Mundial de Educação Médica), entidade internacional com sede em Worcester (Inglaterra). As escolas médicas, sejam públicas ou privadas, solicitam o processo de acreditação ao Conselho, sendo avaliadas individualmente como suficientes ou insuficientes, sem constituir qualquer tipo de ranking. Em diversos países ao redor do mundo, a acreditação das instituições de origem dos estudantes de medicina é um fator positivo para concorrer em processos seletivos de estágio, de residência médica e intercâmbios de mobilidade acadêmica.

De acordo com a coordenadora do Curso de Medicina da UFC-Fortaleza, Profª Mônica Façanha, um ponto relevante levantado pelos avaliadores foi a possibilidade de os estudantes do curso realizarem atividades práticas em 12 unidades de saúde, da atenção básica à terciária. Ela é docente de Doenças Infecciosas no Departamento de Saúde Comunitária da FAMED, e menciona que, no momento, o curso está passando por atualizações em seu projeto pedagógico.

“O perfil esperado do médico é de uma pessoa capaz de tomar a decisão certa, de identificar que aquelas propostas de conduta vão melhorar e não piorar a situação do paciente, além de ter um comportamento ético e o conhecimento técnico aliado à humanização do atendimento. O médico precisa saber trabalhar em equipe, porque nunca trabalha sozinho, reconhecendo o conhecimento de cada uma das pessoas que trabalha junto com ele”, declara a coordenadora.

OPORTUNIDADES – Segundo a vice-diretora da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFC e coordenadora de Programas Acadêmicos, Profª Danielle Gaspar, que ministra a disciplina de Fisiologia no Departamento de Fisiologia e Farmacologia, a acreditação é uma garantia que a UFC forma bons profissionais para a sociedade. “Nas escolas médicas acreditadas por esse sistema, os alunos têm a prerrogativa de solicitar estágio no exterior e serem aprovados. Podemos propiciar a esses alunos fazer uma carreira fora do País, ou que façam estágios, residências e pós-graduações na área da Medicina, por essa acreditação abrir as portas a eles”, comenta a Profª Danielle.

FORMAÇÃO Para o diretor da Faculdade de Medicina da UFC, Prof. João Macedo, que é docente da disciplina de Geriatria do Departamento de Medicina Clínica, a acreditação atesta a qualidade de escolas de medicina de acordo com parâmetros internacionais, e possibilita também o aperfeiçoamento delas, ao sugerir pontos que precisam ser melhorados. No contexto dos 75 anos de criação da Faculdade, a serem celebrados este ano, Macedo avalia que o reconhecimento do CFM aponta para o grau de excelência e desenvolvimento obtidos pela FAMED ao longo dessas sete décadas e meia.

“A formação de profissionais de saúde é algo de extrema responsabilidade, porque eles cuidarão do que a gente tem de mais precioso, que é a nossa vida e a nossa saúde. É importante que essa formação seja pautada no compromisso social, em aspectos humanísticos, e não somente na qualificação técnico-científica, na medida em que temos de formar profissionais sensíveis ao sofrimento das pessoas, com empatia e competências ético-relacionais”, analisa.

SAIBA MAIS – A Faculdade de Medicina da UFC foi criada em 1º de março de 1948 e teve aula inaugural no dia 12 de maio daquele ano. Nos seus 75 anos de atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência, já foram formados 8.908 médicos e médicas. Atualmente, a FAMED possui 960 estudantes de Medicina com matrícula ativa, além de 258 professores e 132 servidores técnico-administrativos. A unidade acadêmica tem dois cursos de graduação, o de Medicina e o de Fisioterapia, e 12 programas de pós-graduação.