Comitê de Governança da UFC aprova medidas de gerenciamento de riscos alinhadas ao PDI 2023-2027

Em reunião on-line na quinta-feira (23), o Comitê de Governança (CGOV), aprovou uma série de medidas a serem implementadas a partir deste ano que ampliam e aperfeiçoam a Governança, especialmente na gestão de riscos (GR) na UFC, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027.

Foram aprovadas a Metodologia de Gerenciamento de Riscos dos Objetivos Estratégicos PDI-2023-2027; a inclusão de um processo de cada unidade da UFC no Plano de Gestão de Riscos (PGR) em 2023; a Resolução nº 01/2023/CGOV/Reitoria, que trata da operacionalização da GR na Instituição; e a Resolução nº 02/2023/CGOV/Reitoria, acerca do Plano Anual de Capacitação em Governança da UFC.

Imagem: Reitoria da UFC

No início do encontro, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, destacou a importância de as ações de governança – das quais faz parte a gestão de riscos – estarem vinculadas ao PDI. O Plano, enfatizou o reitor, é fruto de uma construção coletiva dos que fazem a Universidade e instrumento para o planejamento e execução das atividades na Instituição no quinquênio 2023-2027.

Em sua fala, o reitor ressaltou o papel da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) [responsável pela coordenação, elaboração e sistematização do PDI] e da Secretaria de Governança (SECGOV), que num trabalho conjunto vêm colaborando para a otimização de recursos e tempo na UFC.

Antes da apreciação das medidas a serem votadas, o titular da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), Prof. Almir Bittencourt, falou sobre o monitoramento trimestral do PDI que vem sendo feito pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE) da pró-reitoria.

Ele destacou a utilização da plataforma Nosso PDI, desenvolvida pela equipe da CPGE, e a vinculação dos dados ali constantes aos Painéis Estratégicos da UFC, abrigados no portal da UFC. Com esses recursos tecnológicos, na avaliação do pró-reitor, o acompanhamento e monitoramento trimestral do PDI se tornam mais eficientes, fazendo com que o documento não fique somente no papel e que se possa ajustar o planejamento da Universidade.

A funcionalidade e as novidades da ferramenta Nosso PDI foram apresentadas pela coordenadora da CPGE, Roberta Queirós Viana Maia, e pelo diretor da Divisão de Gestão Estratégica, Anderson Carlos Freitas Santos, ambos da PROPLAD.

Para Roberta Queirós, a conexão dos dados constantes na plataforma Nosso PDI aos Painéis Estratégicos representa ganhos no acesso da sociedade às informações, o que resulta em maior transparência da Instituição.

Anderson Carlos reportou novidades na plataforma, como a reestruturação de dados e melhorias quanto ao design e navegação. Ele apresentou ao Comitê exemplos de como os gestores podem usar a ferramenta para acompanhar o progresso das atividades planejadas.

METODOLOGIA E PROCESSOS – Integrante da equipe da Secretaria de Governança, o bibliotecário Francisco Jonatan Soares, apresentou para o Comitê a proposta de Metodologia de Gerenciamento de Riscos dos Objetivos Estratégicos PDI-2023-2027, explicando os benefícios, o mapeamento e a operacionalização de todo o processo. A aprovação e a implantação da metodologia, considera ele, vão dar um apoio extraordinário à implementação do PDI.

O diretor da Secretaria de Governança (SECGOV) da UFC, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques, enfatizou que, com a metodologia, cada unidade da Instituição terá a oportunidade de se debruçar sobre seus objetivos e programas, mapeando os riscos. A SECGOV fará o acompanhamento e reuniões com gestores de modo a garantir que o que se aprovou no PDI 2023-2027 seja cumprido.

Já a Resolução nº 01/2023/CGOV/Reitoria, que trata da operacionalização da Gestão de Riscos na UFC, estabeleceu prazos para que as unidades enviem as informações solicitadas nessa área para a SECGOV e deu outras providências.

Na reunião dessa quinta-feira, o Comitê aprovou a inclusão de um processo de cada unidade no Plano de Gestão de Riscos neste ano.

PARTICIPAÇÃO – Conforme dados consolidados pela SECGOV, da solicitação enviada às 54 unidades (administrativas e acadêmicas) da UFC para aderirem à gestão de riscos, 39 responderam e 15 não responderam; 16 já estão incluídas na gestão de riscos e 21 ainda não tinham sido convidadas a participar da GR.

Quanto às pró-reitorias, todas responderam e já integram a GR. Em relação às unidades acadêmicas, 13 responderam e 5 não responderam, mas a meta é a inclusão de todas na GR durante a vigência do PDI.

FORMAÇÕES – Com relação ao Plano Anual de Capacitação em Governança da UFC, foi aprovada pelo Comitê a realização de cursos (EaD) em abril para servidores das unidades administrativas e acadêmicas que ainda não foram incluídas na gestão de riscos. E para setembro está planejada formação para servidores que já participam das atividades de gerenciamento de riscos.

Fonte: Secretaria de Governança da UFC – fone: (85) 3366 7437 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.