Procurar no portal

Com seminário e exibição de filme, Centro de Excelência em Políticas Educacionais será inaugurado na sexta-feira (31)

Nesta sexta-feira (31), às 13h30min, a Universidade Federal do Ceará inaugura, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (Bloco 918), em Fortaleza, as instalações do Centro de Excelência em Políticas Educacionais (CEnPE). O Centro, órgão suplementar da Reitoria, possui gestão autônoma e coordenação designada pelas equipes dos laboratórios e núcleos que o integram. Com pesquisadores e técnicos da UFC e entidades parceiras, o Centro tem a finalidade de propor, acompanhar, implementar, avaliar e difundir programas e políticas educacionais, sobretudo em educação básica.

Sob coordenação geral do Prof. Jorge Herbert Soares de Lira e vice-coordenação do Prof. Joaquim Bento Cavalcante Neto, ambos da UFC, o CEnPE reúne representantes das mais diversas e inovadoras áreas como processamento de sinais e inteligência artificial, desenho instrucional com o uso de mídias digitais, econometria da educação e modelagem psicométrica de avaliações diagnóstico-formativas, dentre outras.

Imagem: logomarca do CEnPE

Como parte do programa de inauguração do CEnPE, será realizado na sexta-feira (31), a partir das 14h, no auditório do Centro de Tecnologia (Bloco 710), o Seminário de Educação CEnPE/LEPES, em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) da Universidade de São Paulo (USP). O evento será encerrado com a exibição do documentário Esquecidos! Crise nos Anos Finais do Ensino Fundamental, seguido de um debate sobre os impasses dessa etapa de ensino.

O programa do seminário constará de duas mesas-redondas. A primeira terá como tema “Universidades e políticas públicas educacionais: aproximação por meio de parcerias com redes de ensino”. Os palestrantes são Rogers Mendes (Centro Lemann) e Herbert Lima (Secretaria Municipal de Educação de Sobral), com mediação de Daniel Santos (LEPES/USP).

Após o intervalo, as atividades recomeçam às 15h45min com a realização da mesa “Os desafios e novos modelos de Avaliação Educacional”, tendo como palestrantes Jorge Lira (UFC/CEnPE) e Ernesto Faria (Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional - IEDE), com mediação de Maria Helena Guimarães (Cátedra Instituto Ayrton Senna - Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto - IEA-RP/USP).

Na cerimônia de inauguração das instalações do Centro, será celebrado também convênio entre o CEnPE e o LEPES, oficializando a representação deste laboratório em Fortaleza, além de apresentação geral da parceria e dos projetos em comum.

ESPAÇO INOVADOR – Instituído em 2021, o CEnPE é integrado por laboratórios e núcleos que, agora, ganham instalações centralizadas, possibilitando um maior compartilhamento de saberes, agregando ainda mais os pesquisadores, pós-doutorandos, pós-graduandos da UFC e de instituições parceiras; professores/pesquisadores das redes públicas de ensino básico e especialistas em tecnologia da informação e comunicação (TIC) e tecnologias educacionais.

Para se ter uma ideia da amplitude de formações e especialidades que estão sob a égide institucional do CEnPE, são os seguintes os núcleos e laboratórios que fazem parte do Centro: Núcleo de Políticas Públicas e Análise de Dados Educacionais; Laboratório de Economia e Complexidade em Educação; Núcleo de Processamento de Sinais e Inteligência Artificial em Educação; Laboratório de Mídias Educacionais; FAB-Learn em Linguagens, Ciências, Computação e Matemática; Núcleo de Desenvolvimento de Plataformas de Aprendizagem; Laboratório de Ciência de Dados Educacionais; Núcleo de Educação Matemática e Científica; Núcleo de Formação Inicial e Continuada de Professores; Núcleo Educacional do LOGIA - Grupo de Lógica e Inteligência Artificial; Núcleo Educacional do GREAT - Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas; Núcleo Educacional do CRAb - Grupo em Computação Gráfica, Realidade Virtual e Animação; Núcleo Educacional do ARIDA - Grupo de Pesquisa em Bancos de Dados.

PROJETOS – O Prof. Jorge Lira informa que, desde a instituição do CEnPE, já foram executados cerca de R$ 10 milhões em projetos, frutos de parcerias. Os principais projetos, atualmente em execução no CEnPE, têm como parceiros Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC), Ministério da Educação (MEC), Instituto Unibanco, Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES), Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE), secretarias da Educação de municípios como Fortaleza, Sobral e Eusébio, além de outras instituições governamentais, do terceiro setor, institutos de pesquisa e universidades.

Um exemplo de projeto exitoso, que é citado como inspiração e fator deflagrador da criação do CEnPE, é o Programa Cientista-Chefe em Educação Básica. Boa parte dos pesquisadores do Centro atuam nesse projeto que articula a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), SEDUC, redes municipais e estadual de Ensino Básico e universidades públicas, especialmente a UFC.

Como está detalhado na apresentação do CEnPE, de acordo com a arquitetura do Programa Cientista-Chefe em Educação Básica, os projetos e iniciativas em Educação Básica partem da análise de dados educacionais, avançando para o desenho, implementação, monitoramento, avaliação e aprimoramento de políticas públicas transversais às duas etapas do Ensino Básico, sobretudo nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Pensamento Computacional.

Outros projetos consistem em produtos como plataformas de aprendizagem e avaliação; cursos, materiais e testes relativos ao desenvolvimento de habilidades profissionais nas várias dimensões do conhecimento pedagógico para a docência, que resultam em transferência de tecnologias educacionais para as redes de ensino e, diretamente para as escolas, o que garante sua efetiva utilização e a possibilidade de reais efeitos sobre a aprendizagem.

Fonte: Prof. Jorge Lira, coordenador do Centro de Excelência em Políticas Educacionais (CEnPE) – e-mai: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300