Reinaugurado nesta quarta-feira (12), auditório da FEAAC homenageia o Prof. Pedro Paulo Monteiro Vieira

A Universidade Federal do Ceará reinaugurou, na manhã desta quarta-feira (12), o auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC). Localizado na unidade didática III, na rua Marechal Deodoro, 400, Benfica, o espaço agora leva o nome do Prof. Pedro Paulo Monteiro Vieira, docente aposentado do Departamento de Contabilidade falecido em 2016.

A solenidade de reinauguração contou com a presença de gestores, docentes da unidade acadêmica e familiares do homenageado. Na ocasião, o diretor da FEAAC, Prof. Paulo Matos, expressou gratidão a todos que contribuíram para a concretização da reforma, que foi “o primeiro maior desafio” de sua gestão ao assumir a diretoria da faculdade, em outubro de 2019.

Imagem: gestores da UFC compõem mesa de abertura do evento

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, lembrou que a reforma fez parte do compromisso da gestão de conclusão de obras e de manutenções. “Isso mostra a dedicação da atual administração no sentido de dar aos nossos alunos, professores e servidores a estrutura necessária para que bem possam desempenhar as ações de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação”, destacou.

O auditório, inaugurado em 2012 junto com o bloco didático, passou a apresentar, em 2019, em decorrência das chuvas, diversas infiltrações nas paredes, registrando, inclusive, o acúmulo de água no carpete do piso, situação que inviabilizou seu uso. Iniciada em 2021, a reforma consistiu na pintura das fachadas do prédio, adaptação para acessibilidade ao auditório, modificações no sistema de drenagem no entorno e abaixo do auditório e impermeabilização das paredes e piso no nível do subsolo.

Veja mais imagens da inauguração no Flickr da UFC

HOMENAGEM Representando a família do Prof. Pedro Paulo, Marília Dalva Costa Vieira, filha do docente, agradeceu a homenagem ao pai e recordou o amor que ele tinha ao magistério e à UFC. “Ao longo da minha vida fui abordada por muitos ex-alunos com comentários que me orgulharam da pessoa dele, do profissional que ele foi. Eu ouvi muitos comentários como: ‘ele me fez gostar de contabilidade’”, lembrou.  “Ter o nome dele concretamente eternizado nessa linda homenagem com certeza deve estar lhe fazendo muito feliz em qualquer outro plano que ele esteja”, acrescentou.

Imagem: Representando a família do Prof. Pedro Paulo, Marília Dalva Costa Vieira, filha do docente

Presente à solenidade, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius, também falou sobre o homenageado: “Convivi mais de 20 anos com o Prof. Pedro Paulo e ele era uma pessoa muito amável, muito próximo dos alunos. Me honra ter trabalhado com ele, uma pessoa de muita dignidade”, afirmou.

Com ampla experiência em áreas como administração, contabilidade, controladoria e finanças, o Prof. Pedro Paulo Monteiro Vieira era docente aposentado do Departamento de Contabilidade da UFC. Foi membro do Conselho de Curadores da UFC, tendo sido presidente no período de 2000 a 2004. Teve também atuação de destaque em instituições bancárias como Banco do Nordeste, Banco do Estado do Ceará (BEC) e Banco do Estado do Piauí (BEP).