Veja tutorial para atualizar cadastro de e-mail no SIGPRH ou SIGAA para participar da consulta eleitoral da UFC; prazo vai até 22 de abril

Os membros da comunidade universitária (professores, servidores técnico-administrativos e discentes) devem atualizar seus e-mails no SIGPRH ou SIGAA até as 23h59min do dia 22 de abril. A iniciativa é voltada a quem deseja participar do processo de consulta para composição da lista tríplice para reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Ceará, período 2023-2027. Após essa data, não será mais realizada qualquer alteração do banco de dados dos e-mails a ser utilizado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) para envio dos links de votação.

Duas chapas concorrem: a "Unir para Avançar" tem como candidata a reitora a Profª Elizabeth Daher, atual pró-reitora de Extensão, e como candidato a vice-reitor o Prof. Almir Bittencourt, atual pró-reitor de Planejamento e Administração. Já a chapa "UFC Viva e Democrática" tem como candidato a reitor o Prof. Custódio Almeida, docente do Instituto de Cultura e Arte (ICA), e como candidata a vice-reitora a Profª Diana Azevedo, atual vice-diretora do Centro de Tecnologia (CT).

Veja abaixo um tutorial sobre como fazer a alteração cadastral.

De acordo com a Portaria nº 3, de 10 de abril de 2023, que dispõe sobre o processo de votação e apuração, transparência e auditoria da consulta eleitoral na UFC, os e-mails cadastrados devem prioritariamente ser do domínio (extensão) “ufc” e “gmail”, evitando as extensões “yahoo” e “hotmail”.

A consulta será realizada nos dias 25 e 26 de abril, entre as 8h e as 21h nos dois dias de votação, para garantir a maior presença possível da comunidade universitária. A STI enviará os links destinados à coleta dos votos para os e-mails previamente cadastrados no dia 24 de abril, às 18h, antes do início da votação; e no dia 26 de abril, em dois horários (às 7h e às 14h), para todos os e-mails que ainda não tiverem realizado a votação. Os eleitores também poderão se dirigir a computadores instalados nos campi, em localização aprovada pela Comissão Eleitoral, bem como através de computadores ou dispositivos móveis pessoais.

O Hélius, sistema de processamento eletrônico de dados que será utilizado pela STI na consulta, é auditável e já foi testado em outros pleitos, garantindo ao eleitor o absoluto sigilo do teor do voto, segundo a Comissão Eleitoral.