Agência UFC: Cosméticos para pele com ácido da castanha-de-caju e extrato de seriguela originam duas novas patentes

Encontrar na exuberância da nossa biodiversidade os ativos que possibilitam uma pele saudável e protegida da incidência solar é a proposta das duas mais novas cartas patentes da Universidade Federal do Ceará, que trazem como produtos dois cosméticos.

Imagem: cacho de seriguelas em coloração amarelada

O primeiro deles tem ação fotoprotetora, antioxidante e hidratante e é feito da árvore da seriguela. Já o segundo conta com ação bactericida, redutora de oleosidade e desobstrutora de poros, sendo elaborado a partir de um ácido oriundo da casca da castanha-de-caju.

Os produtos advêm de estudos coordenados pela Profª Nágila Maria Pontes Silva Ricardo, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica (DQOI), do Centro de Ciências (CC) da UFC. Com isso, a Universidade chega às suas 40ª e 41ª patentes, totalizando 14 do CC e 6 da docente.

Os detalhes sobre os dois produtos estão disponíveis em matéria publicada no site da Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Profª Nágila Ricardo, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.