Comissão Eleitoral divulga resultado da consulta para escolha do novo reitorado da UFC; Prof. Custódio Almeida foi o mais votado

Em consulta à comunidade universitária realizada na terça (25) e na quarta-feira (26), tendo em vista o processo de escolha do novo reitorado da Universidade Federal do Ceará, período 2023-2027, o Prof. Custódio Luís Silva de Almeida, candidato a reitor pela chapa UFC Viva e Democrática, foi o mais votado.

Tendo ao lado a Profª Diana Cristina Silva de Azevedo como candidata a vice-reitora, o Prof. Custódio obteve 17.476 votos (14.262 de estudantes, 1.485 de servidores docentes e 1.729 de servidores técnico-administrativos), representando 83,11% dos votos válidos.

Imagem: sala de reuniões com mesa de madeira e pessoas sentadas ao redor

Na sequência, a Profª Elizabeth De Francesco Daher, da chapa Unir para Avançar, obteve 2.213 votos (1.606 de estudantes, 329 de docentes e 278 de servidores técnico-administrativos), o equivalente a 16,89% dos votos válidos. Ela concorreu ao cargo de reitora tendo como candidato a vice-reitor o Prof. Almir Bittencourt da Silva.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, parabenizou os participantes do pleito pela forma legal e democrática como se deu o processo.

As informações constam em relatório divulgado pela Comissão Eleitoral (CE), que registrou 20.288 votos válidos, sendo 1.858 de servidores docentes, dos 2.136 aptos a votar; 2.040 de servidores técnico-administrativos, dos 3.177 aptos; e 16.390 de estudantes, dos 35.256 aptos a votar.

Ainda conforme a CE, foram registrados 266 votos em branco (1,1837% dos votos totais) e 333 nulos (1,1647% dos votos totais). Nenhuma das chapas concorrentes interpôs recursos contra o resultado.

Imagem: tela de computador com informações sobre o resultado

A comunidade universitária da UFC votou por meio de um programa criado pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade, baseado no sistema de processamento eletrônico de dados denominado Helios, já utilizado para fins eleitorais.

O processo da consulta segue a Lei nº 9.192/95, regulamentada pelo Decreto nº 1.916/96, em que os votos têm pesos diferenciados na apuração do resultado. A proporção é de 70% para o voto de professores, 15% para o de servidores técnico-administrativos e 15% para o de estudantes.

Veja mais imagens da apuração no Flickr da UFC

PRÓXIMA ETAPA – Agora, caberá ao Conselho Universitário (CONSUNI) da UFC, em reunião presencial que ocorrerá nesta sexta-feira (28), às 10h, na Reitoria da Instituição, a elaboração da lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação. A votação dos conselheiros é secreta e uninominal. A nomeação do reitor é prerrogativa do presidente da República.