Comitiva da UFC apresenta à Receita Federal projeto que transforma receptores de TV Box piratas em minicomputadores

Uma comitiva da Universidade Federal do Ceará visitou, na manhã desta quinta-feira (27), a sede da Receita Federal do Brasil em Fortaleza para apresentar ações institucionais da UFC. O destaque foi o projeto de extensão desenvolvido na Faculdade de Educação (FACED) que transforma receptores de TV Box ilegais em minicomputadores para uso escolar.

Na ocasião, o Prof. Alex Sandro Sant’Ana, da Faculdade de Educação da UFC, apresentou o projeto de extensão Tecnopolítica Educativa: Experimentação de Novos Modos de Ensinar e Aprender com as Tecnologias Digitais, desenvolvido a partir de receptores de TV Box irregulares apreendidos pela Receita Federal. Em um projeto-piloto, a Receita Federal de Fortaleza doou 800 equipamentos, que foram transformados em minicomputadores a ser distribuídos em escolas públicas da região.

Imagem: grupo de pessoas posam para foto

De acordo com o docente, 20 minicomputadores já foram doados a uma escola municipal de Caucaia e outros 20 devem ser entregues nas próximas semanas para outra instituição de educação do mesmo município. “Depois de transformar em miniPCs, as escolas compram um adaptador e utilizam teclados e monitores [em bom estado] que estavam em desuso”, destacou.

Utilizando o sistema operacional Linux, os minicomputadores têm capacidade de armazenamento de até 8 gigabytes, entradas USBs e conexão de Internet via wi-fi. “É possível rodar jogos educativos, editores de textos e planilhas, e navegador de Internet”, enumerou.

Ao fim da apresentação, ficou acertado que o docente irá elaborar um projeto visando formalizar a parceria entre Receita Federal e UFC para doação de mais equipamentos semelhantes.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

PARCERIAS – Presente à visita, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, entregou nas mãos do superintendente regional da Receita Federal na 3ª Região Fiscal, Ricardo Antônio Barbosa, a obra Viva! UFC, que aponta as principais ações e projetos desenvolvidos pela Universidade, e destacou os avanços da UFC nos últimos anos, com o crescente número de patentes – que já somam 42 – e convênios internacionais.

O reitor agradeceu à Receita Federal a parceria com a Universidade por meio de doações de equipamentos eletrônicos. “A gente desenvolveu a maior ação de inclusão digital [da Universidade] durante a pandemia com a ajuda da Receita Federal”, afirmou, fazendo referência à doação realizada pela Receita Federal em 2020, que entregou à Universidade celulares, tablets e computadores que foram disponibilizados a alunos em situação de vulnerabilidade econômica.

Além do reitor Cândido Albuquerque, participaram do encontro o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; e o docente da FACED responsável pelo projeto, Prof. Alex Sandro Sant’Ana. Pelo lado da Receita Federal, estiveram presentes o superintendente regional na 3ª Região Fiscal, Ricardo Antônio Barbosa; os superintendentes-adjuntos Marcus Araripe e Alexandre Guilherme; a chefe da Divisão de Programação e Logística, Patrícia Aquino; o chefe de gabinete, Oswaldo Carvalho; e o delegado-adjunto da Alfândega da Receita Federal de Fortaleza, João Domício Cavalcante.

SAIBA MAIS – O receptor de TV Box é um dispositivo que se conecta à Internet e é capaz de permitir o acesso a aplicativos streamings. Por serem equipamentos de comunicação que se conectam a provedores de Internet para envio e recepção de informações, eles devem ser homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Os equipamentos que não são certificados são considerados piratas e, portanto, ilegais e alvos de apreensão por parte da Receita Federal.