Pesquisa com participação da UFC sobre nanotecnologia para herbicidas é capa de revista científica internacional

Pesquisa desenvolvida com participação da Universidade Federal do Ceará resultou em publicação de artigo como capa da edição de abril da revista ACSNano, da Sociedade Americana de Química. O periódico está entre os mais importantes do mundo para estudos na área de nanotecnologia e nanociência, com fator de impacto 18,03.

Intitulado Assessing the fate of SPIONs-framework carrying usnic acid as chemical cargo on soil microbiota” (em tradução livre: “Avaliando estruturas de SPION com ácido úsnico como carga química na microbiota do solo”), o artigo analisa os efeitos do uso de estruturas de nanopartículas superparamagnéticas de óxido de ferro, utilizadas como nanocarreadores para o herbicida ácido úsnico.

Imagem: Capa da revista ACSNano, que mostra ilustração com planta e micro-organismos abaixo

Na prática, o estudo objetiva usar essas pequenas estruturas de menos de 10 nanômetros (abreviadas para SPION) como portadoras do herbicida, buscando a redução de efeitos negativos do agrotóxico no solo.

O teste foi feito em solo do tipo latossolo vermelho distrófico, que possui teor médio a alto de óxido de ferro, geralmente favorável à agricultura. O solo foi pulverizado com água contendo o ácido úsnico e também com as nanopartículas carregando o herbicida, para comparação entre os dois tipos de aplicação.

No caso da aplicação livre do ácido úsnico, houve constatação de mais efeitos negativos ao solo, com prejuízo aos micro-organismos que o compunham. Já na aplicação do ácido junto aos nanocarreadores, os efeitos negativos foram reduzidos.

“No trabalho em questão, conseguimos desenvolver uma nanoformulação que aumentou a eficiência herbicida do composto ativo, assim como apresentou um declínio nos efeitos tóxicos e deletérios para micro-organismos do solo, podendo permitir o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável e precisa”, afirma o Prof. Emilio de Castro Miguel, um dos autores do estudo.

PESQUISA INTERDISCIPLINAR – A pesquisa é resultado de um trabalho em conjunto da UFC com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Da UFC, participam: Thaiz Miguel, professora visitante do Departamento de Engenharia de Alimentos (DEAL); o Prof. Emilio de Castro, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais; e o Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, do Departamento de Física.

“Esse trabalho é um esforço interdisciplinar envolvendo diferentes expertises e técnicas, no qual a nanotecnologia é usada para aplicações relevantes na agricultura.  Essa estratégia de investigação de problemas complexos envolvendo diferentes grupos e disciplinas potencializa a qualidade dos artigos, possibilitando que sejam publicados em revistas científicas de destaque, o que naturalmente confere muita visibilidade ao conhecimento produzido”, diz Antônio Gomes de Souza Filho.

Fonte: Prof. Emilio de Castro Miguel, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.