Procurar no portal

Research.com: 14 docentes da UFC integram ranking internacional de produtividade acadêmica 

Está disponível no site Research.com a lista Top Scientists by Discipline, que ranqueia pesquisadores que se destacaram em suas áreas no ano de 2022. Nesta edição, 14 professores da Universidade Federal do Ceará integram o ranking: Cláudia do Ó Pessoa, Odorico de Moraes e Aldo Lima, da Faculdade de Medicina; Sueli Rodrigues, do Centro de Ciências Agrárias; Benildo Cavada, Antônio Gomes de Souza Filho e Antônio Sérgio Bezerra Sombra, do Centro de Ciências; Diana Azevedo, Fabiano Fernandes, Luciana Gonçalves, José Cleiton dos Santos e Victor Hugo Albuquerque, do Centro de Tecnologia; e Sergio Rossi e Luis Drude de Lacerda, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR).

O ranqueamento inclui dados coletados em 21 de dezembro de 2022, classificando os pesquisadores segundo o número de publicações científicas, de citações e o índice h (h-index), que mede a produtividade e o impacto dos trabalhos acadêmicos.

Imagem: pesquisadora em laboratório

Além de apontar especialistas líderes em suas respectivas áreas de conhecimento, o site reúne informações sobre o prestígio de instituições de ensino superior (IES) de diversos países ao redor do mundo.

BIOLOGIA E BIOQUÍMICA – Neste ranking, a Profª Cláudia do Ó Pessoa, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC, aparece na 27ª posição, seguida por Sueli Rodrigues, professora do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFC, na 28ª posição. Logo após vem o nome do Prof. Odorico de Moraes, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC. Nesta lista ainda é destaque o Prof. Benildo Sousa Cavada, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC.  A UFC aparece em 7ª posição neste campo entre as universidades brasileiras. 

QUÍMICA – Neste ranking, a Profª Cláudia do Ó Pessoa também é citada, desta vez na 44ª posição. Em seguida vêm os nomes dos docentes Fabiano André Narciso Fernandes e Luciana Rocha Barros Gonçalves, ambos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC, na 53ª e 59ª posição, respectivamente. Ainda figuram na lista o Prof. José Cleiton Sousa dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Química, na 80ª posição, e a Profª Diana Azevedo, atual vice-diretora do Centro de Tecnologia, na 112ª posição. A UFC aparece em 9ª posição neste campo entre as universidades brasileiras.

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – Nesta lista, o destaque é o Prof. Victor Hugo Costa de Albuquerque, do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC, na 4ª colocação. A UFC figura na 8ª posição neste campo entre as universidades brasileiras.

ECOLOGIA E EVOLUÇÃO – O Prof.  Sergio Rossi, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais da UFC, consta na 70ª posição no ranking. A UFC aparece na 20ª posição neste campo entre as universidades brasileiras.

CIÊNCIAS AMBIENTAIS – Nesta área o destaque é o Prof. Luiz Drude de Lacerda, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), na 6ª colocação. A UFC aparece em 8ª posição neste campo entre as universidades brasileiras.

CIÊNCIAS DE MATERIAIS – Na lista, o Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, do Departamento de Física da UFC, está na 8ª colocação. Outro nome da UFC é o do Prof. Antônio Sérgio Bezerra Sombra, também da Física, em 44ª posição. A UFC aparece em 7ª posição neste campo entre as universidades brasileiras.

MICROBIOLOGIA – O Prof. Aldo Ângelo Moreira Lima, do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC, consta na 13ª colocação. A UFC aparece em 9ª posição neste campo entre as universidades brasileiras.

Mais detalhes podem ser conferidos no site Research.com.

Fonte: Prof. Victor Hugo de Albuquerque, do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300