Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas promove mostra científica para alunos da rede pública

Levar conhecimentos de anatomia e histologia para as salas de aula do ensino básico da rede pública é uma das propostas da Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas (LEME), projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará.

Vinculada ao Departamento de Morfologia da UFC, a iniciativa promoveu, de 2 a 4 deste mês, a Mostra de Morfologia Escolar, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros, e na Escola Municipal Francisca Maria da Silveira Santos, em Tenente Ananias, no mesmo estado.

Imagem: Alunos acompanham demonstração de anatomia

Mais de 1.500 alunos participaram das mostras, nas quais puderam conferir informações sobre o corpo humano através de sete estações de exposição: crânio, membros superiores, membros inferiores, caixa torácica, sistema cardiorrespiratório, sistema nervoso e feto. Além disso, a ação contou com um ambiente para atividades lúdicas, em que os alunos podiam aprender anatomia e histologia brincando, e a histology room, na qual foi realizada uma prática de mucosa bucal que poderia ser observada microscopicamente. Integraram a equipe do LEME nas escolas 38 pessoas.

Criada em maio de 2022, a LEME tem como principais linhas o ensino, o estudo de morfologia e a divulgação científica. Atualmente, conta com 45 membros, sendo dos quais 43 alunos de graduação dos Cursos de Odontologia, Medicina e Enfermagem, além de uma estudante de pós-graduação e um professor coordenador.

Segundo o coordenador do LEME, Prof. Emmanuel Prata, a mostra gerou um feedback positivo de professores e estudantes das escolas contempladas. “O retorno é grandioso, pois passamos a ver relatos de alunos interessados na área de saúde, professores com enorme gratidão, e também coordenadores, políticos e população esperançosos em uma educação que transpõe a universidade.”

Destaca ainda o docente que a ação possibilita que os acadêmicos em saúde aperfeiçoem a formação através do contato direto com comunidade. “Os meus ‘ligantes’ trabalham competências, habilidades e atitudes difíceis de ser trabalhadas no chão de sala de aula. Eles vivenciam o que, às vezes, nunca vivenciaram. É uma experiencia ímpar na vida deles, e crescimento pessoal para cada um”, afirma.

Demonstração para alunos com peça de anatomia

Como programação para este ano, a LEME prevê o lançamento de um podcast e a realização de novas mostras pelo Ceará. Para acompanhar as ações da liga, basta seguir os perfis da LEME nas redes sociais Instagram, TikTok (leme.ufc) e YouTube.

Fonte: Prof. Emmanuel Prata, coordenador da Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas (LEME) – fone: (85) 3366 8471