UFC participa de assinatura de acordos entre Ceará e Países Baixos para criação de Corredor de Hidrogênio Verde

A Universidade Federal do Ceará foi uma das instituições a assinar os acordos para a criação do Corredor de Hidrogênio Verde e da Parceria de Portos Verdes, visando à conexão entre o Ceará e os Países Baixos, por meio do Porto do Pecém e do Porto de Roterdã. A concretização dos acordos foi realizada em solenidade na manhã do último dia 10, em São Gonçalo do Amarante.

A UFC foi representada no evento pelo Prof. Enio Pontes de Deus, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Entre as autoridades presentes à solenidade, esteve o primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte. Assinaram a criação do Corredor: o Complexo Industrial e Portuário do Pecém e as empresas AES Brasil, Casa dos Ventos, Nexway, Havenbedrijf Rotterdam, Fortescue e EDP.

Imagem: Prof. Enio Pontes de Deus assina documento de parceria (Foto: Hiane Braun/Gov. do Ceará)

A ideia dos acordos é permitir que o Complexo do Pecém e o Porto de Roterdã (cidade portuária neerlandesa da Holanda do Sul) criem um corredor de ponta a ponta da cadeia de suprimentos para o hidrogênio verde, importante alternativa de fonte energética renovável.

O corredor permite a produção de hidrogênio verde no Pecém e recebimento e distribuição em Roterdã, atendendo à demanda dos Países Baixos e outros países da Europa.

A assinatura do acordo dos Portos Verdes foi transmitida também na World Hydrogen Summit 2023, uma das principais feiras de hidrogênio verde do mundo, realizada em Roterdã, onde uma comitiva do Complexo do Pecém esteve presente.

Imagem: Autoridades reunidas em fileira lado a lado (Foto: Carlos Gibaja/Gov. do Ceará)

Acompanhando o esforço do Estado do Ceará para o desenvolvimento de um hub de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a UFC tem assumido papel importante no projeto, posicionando-se como espaço privilegiado para a inovação e o desenvolvimento de tecnologias no setor.

Neste ano, a UFC realizou a primeira defesa de tese de doutorado sobre o tema no Ceará, por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais. A Universidade também teve projeto do Laboratório de Hidrogênio e Máquinas Térmicas selecionado em edital de inovação para parceria entre Brasil e Alemanha.

SOBRE O HIDROGÊNIO VERDE Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio verde tem se mostrado uma alternativa eficaz às matrizes de energia fóssil, uma vez que é obtido por meio de fontes de energia limpa, como a solar, a hidrelétrica e a eólica.

A ideia é que o produto possa ser utilizado nos setores de transporte, químico, de refino de petróleo e de produção de fertilizantes. Pela localização geográfica privilegiada e por ser rico nessas energias renováveis, a expectativa é que o Ceará seja uma liderança na adoção e produção do combustível, dando exemplo de sustentabilidade e articulação intersetorial para o restante do País.

Com informações do Governo do Estado do Ceará.