Faculdade de Medicina da UFC celebra 75 anos com intensa programação cultural

A Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará comemorou 75 anos de criação em solenidade na manhã desta sexta-feira (12), com o lançamento do livro Faculdade de Medicina 75 anos: história e desenvolvimento. O evento foi realizado no Auditório Prof. Waldemar de Alcântara, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE), no bairro Rodolfo Teófilo.

A abertura ficou a cargo da apresentação artística da Camerata de Cordas da UFC-Fortaleza, projeto de extensão do Curso de Música do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, coordenado pela Profª Liu Man Ying.

Imagem: Foto da capa do livro comemorativo dos 75 anos da Faculdade de Medicina da UFC

Primeira escola médica do Ceará e a única em funcionamento no Estado até o ano 2000, a FAMED teve sua aula inaugural no dia 12 de maio de 1948. Seis anos depois, em 1954, a Faculdade de Medicina se somou à Faculdade de Direito, à Faculdade de Farmácia e Odontologia e à Escola de Agronomia como as unidades acadêmicas fundadoras que constituíram a UFC, a mais antiga instituição universitária cearense.

Organizado pelos professores Fernando Antônio Siqueira Pinheiro, Jesus Irajacy Fernandes da Costa, Fernando Barroso Duarte e João Macedo Coelho Filho, o livro comemorativo do 75º aniversário da FAMED é uma coletânea de artigos escritos por docentes e egressos com o objetivo de delinear fatos históricos e preservar a memória de sete décadas e meia de atividades e conquistas da Faculdade.

A mesa da solenidade foi composta pelo diretor da FAMED, Prof. João Macedo Filho; pela pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher; pelo superintendente do Complexo Hospitalar UFC/EBSERH, Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior; pela vice-diretora da FAMED, Profª Danielle Gaspar; pelo chefe do Departamento de Cirurgia da FAMED e organizador do livro, Prof. Fernando Siqueira, e pela coordenadora do Curso de Medicina da UFC - Fortaleza, Profª Mônica Façanha.

Imagem: Foto do show musical no Palco das Mangueiras a partir do palco e o público ao fundo

PROGRAMAÇÃO – O Campus do Porangabuçu foi palco de diversas atividades artísticas e culturais durante a semana marcando as celebrações dos 75 anos da Faculdade de Medicina. Na manhã da quarta-feira (10), foi aberta a exposição Perspectivas cruzadas: a expressão além da ótica da medicina, no térreo do Bloco Didático Ronaldo Ribeiro, com um conjunto de pinturas, esculturas e outros trabalhos artísticos produzidos por docentes e egressos da FAMED.

Já na manhã de quinta-feira (11), no tradicional Palco das Mangueiras, ocorreram shows musicais da Banda Rebento e da Bateria Indomáveis. Ao longo da sexta-feira (12), o Laboratório de Anatomia, do Departamento de Morfologia, recebeu a visita de 4 mil estudantes de ensino médio para o Anatomy Day, em que puderam aprender mais sobre o corpo humano e a saúde.

Imagem: Foto de uma acadêmica de Medicina pintando com tinta as fibras musculares no braço de um jovem durante o Anatomy Day

SAIBA MAIS – Nos seus 75 anos de atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência, já foram formados 8.908 médicos e médicas. Atualmente, a FAMED possui 2.036 alunos com matrículas ativas, sendo 952 estudantes de Medicina, 200 de Fisioterapia e 884 alunos de pós-graduação. O quadro funcional da faculdade é composto por 258 professores e 132 servidores técnico-administrativos. A unidade acadêmica tem dois cursos de graduação, o de Medicina e o de Fisioterapia, e 12 programas de pós-graduação.

Fonte: Direção da Faculdade de Medicina da UFC – fone: (85) 3366 8001