De volta ao presencial: UFC participa do festival Pint of Science 2023, de 22 a 24 de maio

A Universidade Federal do Ceará participa, de 22 a 24 de maio, do Pint of Science, festival que promove ciência, com palestra em bares e restaurantes, de forma simultânea em mais de 25 países. Após três anos de encontros on-line, devido à pandemia de covid-19, nesta edição a atividade retorna ao formato presencial.

ft 150523 pintofscience gr

O propósito do evento é promover conversas sobre grandes temas da ciência com pesquisadores de prestígio, em um ambiente descontraído, em linguagem acessível e espaço para esclarecer dúvidas e trocar conhecimento. Durante os três dias de evento os pesquisadores conversarão com o público, em restaurantes da cidade, sobre temas como inteligência artificial, conservação na natureza, biologia marinha e futuro dos alimentos. A proposta é, por meio de bate-papo informal, difundir a ciência e mostrar os impactos da pesquisa científica no cotidiano.

O primeiro encontro, no dia 22 de maio, será no Cantinho do Frango (rua Torres Câmara, 71, Aldeota), com as palestras “Hidrogênio verde: abastecendo o futuro com renováveis”, ministrada pela Profª Fernanda Lobo, coordenadora da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica; e “Resiliência – sobre navegar através das adversidades”, apresentada pela Profª Normanda Araújo de Morais, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

No dia 23, os participantes serão recebidos no Hoots Gastropub (avenida Desembargador Moreira, 125, Meireles) para as palestras “Que história é essa, ChatGPT?”, do Prof. Saulo Reis, do Departamento de Física da UFC, e da Profª Vládia Pinheiro, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada da UNIFOR; seguida por “Ciência debaixo d'água: o que nos atrai nas ondas do mar?”, conduzida pelo Prof. Marcelo Soares, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC.

Já no dia 24, será na Vila Camaleão (avenida Barão de Studart, 671, Meireles), com as palestras “Conservação da natureza para muito além dos romances”, do Prof. Hugo Fernandes, da Universidade Estadual do Ceará (UECE); e “Plant-based: como será o alimento do futuro?”, por Ingrid Moraes, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Os encontros são realizados sempre a partir das 19h e não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado.

Em Fortaleza, o evento é realizado pela UFC, UECE, UNIFOR e EMBRAPA, com o apoio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE), Instituto de Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (IDESCO), Laboratório de Conversão Energética e Inovação, CGV Oftalmologia e os estabelecimentos-sede dos encontros.

Fontes: Camila Lima, assessora de imprensa da Vogal Comunicação – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; e Juliana Bomfim, assessora de imprensa da Vogal Comunicação – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.