UFC avança três posições em ranking internacional do Center for World University Rankings (CWUR)

A Universidade Federal do Ceará avançou três posições na edição 2023 do ranking universitário internacional do Center for World University Rankings (CWUR). A Universidade agora ocupa a 948ª posição entre mais de 20.500 instituições de ensino e pesquisa avaliadas em todo o mundo. No ano passado, a UFC ocupava a 951ª posição.

A UFC também avançou entre as universidades brasileiras, passando da 18ª para 17ª posição nacional. Com isso, a Universidade se consolida como a 2ª do Nordeste, atrás apenas da Universidade Federal de Pernambuco.

Imagem da fachada do prédio rosa da Reitoria (Foto: Júnior Panela)

O CWUR é uma organização dos Emirados Árabes que, desde 2012, publica um ranking acadêmico. Ele começou como um projeto com o objetivo de classificar as 100 melhores universidades do mundo, expandindo-se em 2019 para listar as 2 mil melhores entre quase 20mil universidades em todo o mundo.

Sua metodologia considera qualidade da educação, qualidade do corpo docente, empregabilidade e qualidade da pesquisa. Diferentemente da maioria das instituições que elaboram rankings semelhantes, o CWUR não solicita envio de dados das próprias instituições universitárias.

Na contramão da UFC, a maioria das universidades brasileiras apresentou queda no desempenho no CWUR. Neste ano, apenas 22 instituições conseguiram figurar entre as mil melhores do mundo, uma a menos do que no ano anterior.

Veja a lista das 20 melhores universidades e instituições de pesquisa brasileiras, segundo o CWUR:

Universidade de Campinas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Estadual Paulista
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de São Paulo
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Fundação Oswaldo Cruz
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade de Brasília
Universidade Federal de Pernambuco