Reitor é homenageado com Medalha do Mérito Industrial, da FIEC, por aproximação da UFC com setor produtivo

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, foi homenageado nessa quinta-feira (18) com a Medalha do Mérito Industrial pelo trabalho de aproximação entre academia e setores produtivos do Ceará. A medalha é a comenda mais importante da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), concedida a industriais e personalidades que contribuíram fortemente para o desenvolvimento socioeconômico do Estado e de seu setor industrial.

Além do reitor, também foram homenageados o presidente do Grupo Marquise, José Carlos Pontes, e a vice-presidente de Administração, Desenvolvimento e Sustentabilidade da M. Dias Branco, Regina Dias Branco. Já o primeiro-vice-presidente da FIEC, Carlos Prado, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Industrial, da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

Imagem: reitor recebe diploma que lhe confere a homenagem da UFC

A aproximação entre Universidade e setor produtivo, por exemplo, resultou em inovações como o capacete de respiração assistida, Elmo, que teve papel fundamental no auge da pandemia; bem como o registro de inúmeras patentes e avanços no processo de transferência de tecnologia. Outro exemplo dessa aproximação foi o envolvimento da UFC na instalação do Hub do Hidrogênio Verde no Porto do Pecém, principal estratégia para o desenvolvimento do Estado nos próximos anos.

“Estamos aqui para, nesta noite em que comemoramos o Dia da Indústria, celebrar todas as conquistas alcançadas em um ano que se fez longo, mas rico de oportunidades e realizações para aqueles que acreditaram que era possível fazer mais e melhor. E queremos fazer isso valorizando os bons exemplos e reconhecendo a coragem e determinação de quatro personalidades que ousaram construir, cada uma a seu tempo e modo, uma história de sucesso”, disse o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, em seu discurso.

Dirigindo-se ao reitor, o governador Elmano de Freitas destacou o papel da UFC na construção do Hub do Hidrogênio Verde. "Se tem uma coisa muito importante no Ceará é a unidade que construímos entre governo, empresariado e academia. E Vossa Excelência, como reitor, compreendeu desde o primeiro momento, a importância do hidrogênio verde e de a Universidade participar desse processo. Parabéns pela homenagem e pelo reconhecimento do setor industrial”, disse.

Ao discursar, o reitor destacou que a medalha reflete o reconhecimento do trabalho que realizou à frente da UFC de aproximação da academia com os setores produtivos e governos estadual e municipais. “Isso tudo foi fundamental, porque é o caminho do desenvolvimento. É isso que a sociedade espera: que essa tríplice hélice consiga produzir o desenvolvimento necessário”, disse o reitor durante seu discurso.