Pesquisadores da Arquitetura aprovam dois projetos de urbanismo sustentável em acordo internacional

Pesquisadores do Laboratório de Experiência Digital (LED), vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará, obtiveram aprovação de duas propostas submetidas ao projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS), promovido via cooperação dos governos brasileiro e alemão. Durante a seleção, foram avaliados 170 trabalhos apresentados por municípios de 23 estados brasileiros, incluindo 17 capitais, para que, ao fim do processo seletivo, fossem escolhidas 12 propostas vencedoras.

Imagem: Ilustração digital de um projeto de intervenção urbanística de drenagem com uma calçada arborizada para pedestres na margem de um rioOs recursos para investimentos nessas pesquisas advêm de um acordo celebrado entre o Ministério das Cidades (MC) do Brasil e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, através da Deustche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), a agência alemã para a cooperação técnica internacional. Os projetos selecionados foram julgados com base na diversidade territorial, temática, de biomas, de macrorregiões e, ainda, com prioridade conferida a municípios administrados por mulheres.

Nos dois projetos aprovados, os pesquisadores do LED têm estudado a modelagem da informação aplicada à paisagem e as soluções baseadas na natureza (SBN) para analisar o manejo das águas urbanas no contexto das mudanças climáticas e da ocorrência de enchentes nas cidades. O grupo de pesquisa reúne docentes, estudantes de iniciação científica da graduação e alunos de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design (PPGAU+D/UFC).

Imagem: Diagrama do comportamento hidrológico das chuvas no território do Grande Bom Jardim

A mestranda Tainah Carvalho, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFC, é bolsista do projeto LEDRX e está envolvida no processo desde a fase de estudos preliminares das propostas contempladas. Ela e os demais pesquisadores têm pensado na aplicação de alternativas de soluções baseadas na natureza com o objetivo de complementar o sistema tradicional de drenagem da água, como jardins de chuva, biovaletas e canteiros.

“Usamos a tecnologia da informação para visualizar o comportamento hidrológico das chuvas na cidade e como isso afeta o sistema de drenagem. A partir dessas análises, conseguimos criar diretrizes para atuar da melhor forma no caso de eventos extremos, como enchentes, que têm sido bem recorrentes nos últimos anos”, pontua Tainah.

O LED integra o projeto Caminhos Verdes e Azuis – Microurbanismo Experimental Unindo Pessoas, Natureza e Tecnologia por uma Cidade mais Justa, Integrada, Inclusiva e Sustentável, que será elaborado para o cenário de melhoria da qualidade dos recursos hídricos e de vulnerabilidade socioeconômica do território do Grande Bom Jardim, na periferia da capital cearense. São parceiros da iniciativa a UFC, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), a Secretaria Municipal da Infraestrutura (SEINF) e a Secretaria Executiva Regional V.

Imagem: Foto da reunião de pesquisadores da UFC com representantes do Instituto de Planejamento de Fortaleza

Em Belém (PA), o segundo projeto aprovado pelo laboratório é Requalificação Urbanística e Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Paracuri e Programa de Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Mata-Fome de Belém do Pará (PROMMAF), a ser desenvolvido em parceria pela UFC, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Prefeitura Municipal de Belém. Na capital paraense, a proposta escolhida examina possíveis ajustes ao plano de urbanização para mitigar enchentes, reservar a água das chuvas e encontrar soluções adequadas à paisagem de uma cidade amazônica.

Para o Prof. Newton Becker, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC, as aprovações das propostas no edital do Ministério das Cidades refletem o reconhecimento da sociedade para a pesquisa desenvolvida em universidades públicas. O pesquisador cita como fundamental a colaboração entre os membros do LED e estudiosos de outras áreas, como Engenharia Civil, Engenharia Hidráulica e Ambiental e Fitotecnia.

“Ambas as propostas podem direcionar novos rumos para os projetos paisagísticos neste início de século, que devem responder aos desafios da crise climática e ambiental, mais evidentes nas cidades, especialmente onde a vulnerabilidade social é mais grave”, explicou o docente.

Fonte: Laboratório de Experiência Digital (LED), do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.