PADETEC recebe visita de secretário do MCTI para discutir projetos sobre hidrogênio verde e desenvolvimento social

Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio verde tem gerado inúmeras pesquisas e acordos internacionais visando à produção e distribuição do produto. A Universidade Federal do Ceará é uma das instituições que têm assumido papel importante em pesquisas e projetos sobre o assunto.

Na última semana, o Parque de Desenvolvimento Tecnológico (PADETEC) da UFC recebeu o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, a fim de apresentar projetos ligados ao hidrogênio verde que contribuam para o desenvolvimento local.

Imagem: dois homens brancos grisalhos estão sentados em um auditório, um de frente para o outro

O diretor-presidente do PADETEC, Prof. José Osvaldo Beserra Carioca, apresentou ao secretário um projeto que atende ao suprimento de energia e alimentos a partir de microalgas. Segundo ele, a ideia surgiu de uma solicitação do Prof. Devidas Belsare, da Universidade de Barkatullah, em Bhopal (Índia), que buscou o diretor do PADETEC visando elaborar um projeto de produção de alimentos para humanos e animais a partir de microalgas, tendo em vista que a cidade indiana possui clima semelhante ao do Nordeste brasileiro.

O docente destacou o objetivo do encontro:

O Prof. Carioca observou que o Nordeste possui um clima semiárido, com déficit de produção de água, mas que existe um potencial para produzir as microalgas a partir de esgotos pré-tratados, o que beneficiaria o cultivo agrícola na região pela utilização de água de reúso. Além disso, a produção por meio de esgotos pré-tratados também possibilita a geração de bio-hidrogênio, combustível renovável e economicamente sustentável. “Entretanto, a produção de alimentos a partir de microalgas deve ser feita com base num sistema de cultivo que utilize água de poços”, ponderou.

O secretário do MCTI, Inácio Arruda, comentou a importância da iniciativa, que propõe a criação de tecnologias para a população:

O encontro marcou a abertura do diálogo entre as instituições, que deverão buscar mais parcerias para o desenvolvimento do projeto em breve.

Fonte: Parque de Desenvolvimento Tecnológico da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.