UFC recebe certificado de registro de programa de computador criado por estudantes e professora do Campus de Russas

Um programa de computador projetado por estudantes de graduação e pós-graduação do Campus de Russas da Universidade Federal do Ceará recebeu certificado de registro do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O registro se refere à ferramenta USINN Modeler, que permite criar diagramas de interação e navegação de sistemas interativos com a notação USINN.

Imagem: grupo de estudantes jovens em ambiente de sala de aula, com quadro branco ao fundo.

A notação USINN (Usability-oriented Interaction and Navigation) permite modelar de forma positiva a interação do usuário e a navegação de sistemas em relação à usabilidade. O projeto USINN foi financiado pela UFC por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) de 2020-2022, através do programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI).

A Profª Anna Beatriz Marques, do Curso de Engenharia de Software do Campus de Russas, explica que essa criação é resultado de um projeto de pesquisa em tecnologia com foco na inovação: “O projeto demonstra o potencial de docentes e estudantes no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, úteis e com recursos que podem contribuir para a indústria de desenvolvimento de software com maior qualidade de uso”, afirma a coordenadora do projeto.

O time de desenvolvimento que projetou a arquitetura do programa é composto por três estudantes de graduação e um de pós-graduação dos Cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação do Campus de Russas, respectivamente, Natália Lídia Coelho, Caio Finotti, Glauber Batista e Alex Felipe Costa. Outros estudantes da graduação também participaram dos times de requisitos, design e testes da ferramenta.

Atualmente, o grupo realiza experimentos e estudos de caso com a USINN Modeler objetivando obter dados sobre seu impacto no desenvolvimento de produtos de software e identificar melhorias necessárias para a eficiência e a experiência de uso.

A USINN Modeler pode ser adotada em projetos de software que visem criar sistemas com alta qualidade para seus usuários. A ferramenta está disponível no seguinte endereço: https://usinnmodeler.vercel.app/. O registro do programa de computador foi realizado seguindo as diretrizes da UFC Inova, com apoio da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT/UFC Inova), responsável pela gestão da Política de Inovação da UFC.

Fonte: Profª Anna Beatriz Marques, do Curso de Engenharia de Software do Campus de Russas – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.