UFC lança versão digital do livro "Medicina: a última profissão romântica?"; download já está disponível

A Universidade Federal do Ceará lançou, por meio da Imprensa Universitária, uma nova edição do livro Medicina: a última profissão romântica?, de autoria do professor e médico Martinho Rodrigues. O evento de lançamento foi realizado na Faculdade de Medicina (FAMED), no último dia 19, como parte da programação de comemorações dos 75 anos da FAMED.

Imagem: capa de livro com título em preto e maleta médica com estetoscópioO livro, publicado originalmente em 2016, recebe agora também uma versão digital, disponível para download gratuito, como uma oportunidade de apresentar a obra a novos formandos e profissionais da Medicina e reapresentá-lo à sociedade.

A obra se propõe apresentar aspectos da ética médica e da profissão médica em geral, em uma narrativa que surge a partir de diálogos estabelecidos entre alunos e professor sobre o que faz um bom médico.

“O livro focaliza para o estudante de Medicina a importância da relação entre médico, paciente e família do paciente, fundamentada na compaixão, acolhimento e empatia. A oportunidade de relançamento desse livro surge num momento de muitas mudanças na profissão e em tudo no mundo. O livro pretende contribuir para uma visão da importância do médico diante de tão grandes e urgentes desafios”, defende o autor, Prof. Martinho Rodrigues.

Para o médico e vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo Filho, o livro traz contribuições essenciais para a formação médica, uma vez que reforça a importância dos aspectos humanísticos do profissional de Medicina.

“Sempre houve uma interação muito grande entre as ciências naturais e as ciências humanas [na medicina]. Mas se viu nos últimos tempos um predomínio da parte mais voltada às ciências naturais, e o médico perdeu um pouco dessa formação humanística, que é, como o Prof. Martinho expõe no livro, o que pode ser considerada a parte romântica da Medicina”, aponta o Prof. Glauco.

“Esse livro veio em um momento muito propício, porque os estudantes vão ter acesso gratuito, na forma de e-book. Eu recomendaria que, no início da formação médica, todo estudante de Medicina lesse e se debruçasse um pouco sobre o que está escrito nesse livro, porque é de uma profundidade muito grande e transmite conhecimento no sentido dessa formação humanística de uma maneira muito forte”, diz o vice-reitor.

O AUTOR Martinho Rodrigues Fernando graduou-se em Medicina em 1966. Teve atuação no Hospital Geral de Fortaleza no fim dos anos 1960, integrando a equipe de médicos da UTI. Retornou à UFC em 1970, dessa vez como professor da FAMED, onde permaneceu até se aposentar do serviço público. De 1975 a 1988, foi coordenador da Residência Médica do Hospital Universitário Walter Cantídio.

Atualmente, é ocupante de cadeira na Academia Cearense de Medicina, bem como membro licenciado da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Regional Ceará) e membro fundador da Academia Cearense de Médicos Escritores. Entre suas publicações, além do Medicina: a última profissão romântica?, estão: Em tempo de poesia, Poética do afeto e Manhãs de sábado.