Curso de Engenharia Civil recebe alunos da Universidade de Nebraska para intercâmbio técnico e cultural

O Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará recebe, desde 25 de maio, alunos do Curso de Construção Civil da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos, por meio da ação Connection UFC and Nebraska. O objetivo da atividade, que vai até esta quarta-feira (31), é promover intercâmbio de conhecimentos entre os estudantes sobre as diferentes técnicas de edificação nos países envolvidos.

Imagem: estudantes do Brasil e dos Estados Unidos durante aula

Durante os encontros realizados diariamente, os estudantes puderam trabalhar, no período da manhã, em projetos desenvolvidos em conjunto, enquanto à tarde foram programadas visitas técnicas a canteiros de obras em Fortaleza, aulas e visitas a espaços históricos e culturais da cidade.

Na manhã desta terça-feira (30), os estudantes assistiram à palestra do Prof. José de Paula Barros Neto, que falou sobre singularidades, processos e trâmites da construção civil no Brasil, incluindo questões contratuais e licitatórias.

O projeto é coordenado pela Profª Emmeline Watson, do Curso de Construção Civil da Universidade de Nebraska e ex-aluna da UFC. Ela explica que o foco da visita é “mostrar aos alunos a construção civil no Brasil, porque tem muita gente nos Estados Unidos que nem imagina os prédios maravilhosos que existem e como funciona a construção no Brasil”. Além do Ceará, os estadunidenses visitaram também o Amazonas e o Rio de Janeiro.

O grupo, formado por cinco estudantes brasileiros e seis estudantes dos EUA, vem trabalhando junto há um semestre, em atividades on-line. “Os brasileiros ensinaram aos americanos termos técnicos de construção e eles trabalharam juntos em um projeto e agora estão apresentando esse projeto”, explica Watson.

Veja mais imagens do encontro no Flickr da UFC

Para o Prof. Augusto Albuquerque, pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da UFC, o convívio com outra cultura é benéfico para os estudantes da UFC, tanto para o desenvolvimento profissional quanto pessoal: “Eles estão tendo um contato que não é apenas técnico, é com outras culturas também, existe a compreensão de questões regionais. Para além disso, ao mesmo tempo que estamos fazendo visitas técnicas às nossas obras, eles estão trabalhando em equipe, com os estudantes americanos, percebendo como é o cenário americano”.

EVENTO – A Profª Emmeline Watson, da Universidade de Nebraska–Lincoln, integrará, no dia 31, o bate-papo sobre a “Participação das mulheres em STEM (Science, Technology, Engeneering and Mathematics, na sigla em inglês), no evento Café Condomínio.

Também estarão presentes na conversa as professoras Luciana Gonçalves, pró-reitora-adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC; e Nadja Dutra, pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFC. O encontro, gratuito e aberto ao público, será realizado no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, às 10h, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Fonte: Prof. Augusto Albuquerque, pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.