Estudante do Campus da UFC em Quixadá conquista primeiro lugar em competição da AWS DeepRacer

O estudante João Victor Carvalho de Oliveira, do Curso de Engenharia de Software do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá, conquistou o primeiro lugar na competição AWS DeepRacer. A atividade, promovida pela Amazon Web Services (AWS), ocorreu nos dias 24 e 25 de maio, em São Paulo, com a participação de estudantes de várias partes do País.

João Victor Carvalho de Oliveira é estudante do Curso de Engenharia de Software do Campus da UFC em Quixadá (Foto: Divulgação)

A AWS DeepRacer é uma competição de carros autônomos em que são utilizados modelos de aprendizagem de máquina (machine learning) para conseguir completar um circuito no menor tempo possível. De acordo com João Victor, 14 estudantes tiveram um treinamento virtual, que durou cerca de um mês. Finalizado esse primeiro momento, 13 estudantes foram presencialmente a São Paulo, para assistir a palestras sobre cultura da empresa e inteligência artificial, além de conhecer a empresa e participar da competição propriamente dita.

“A gente teve a oportunidade de fazer dois cursos na plataforma estudante [da AWS]. Foram 20 horas de cursos e a chance de testar com o simulador. Uma coisa que contribuiu para eu ter um desempenho melhor na competição foi o background que adquiri na faculdade. Há dois anos eu fiz uma cadeira chamada Aprendizado de Máquina, ministrada pelo Prof. Regis Pires, em que tive a oportunidade de aprender os fundamentos e a base que eu utilizei para aprender esses novos conceitos [nos cursos da AWS] para o evento”, destaca.

João Victor participou do evento como aluno convidado e teve todas as despesas pagas pela Amazon. Ele foi indicado pelo Prof. João Marcelo Alencar, do Campus da UFC em Quixadá, que já ministrou treinamentos da AWS no campus.

Segundo o docente, a competência comprovada em assuntos relacionados à computação em nuvem, que era o tema do evento da AWS, pesou na hora da indicação do estudante, que já havia trabalhado com ele em um projeto de transformação digital. “Foi uma conquista muito importante. Nós já estamos planejando aproveitar o momento para abrir treinamentos e fazer a divulgação dessa tecnologia no campus”, comemora.

Fonte: Núcleo de Comunicação do Campus da UFC em Quixadá – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.