Pesquisadores do Centro de Tecnologia da UFC recebem Prêmio Inventor Petrobras 2023

Uma equipe de pesquisadores do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará foi contemplada com o Prêmio Inventor Petrobras 2023. A comenda, entregue na última semana, reconheceu uma pesquisa empreendida pela UFC em parceria com a estatal, que culminou no desenvolvimento de uma nova tecnologia para produção de biolubrificantes.

O invento, que gerou uma patente conjunta entre UFC e Petrobras, apresentou um novo catalisador (substância responsável pela aceleração da reação química) híbrido e multifuncional, elaborado com base nos elementos nióbio e estanho. A patente garante também a intensificação do processo de obtenção de óleos básicos lubrificantes biodegradáveis por meio da utilização dessa nova substância.

Imagens: homens de terno e gravata seguram diploma

Os pesquisadores desenvolveram uma rota via reações com ácidos graxos insaturados, como os que compõem os óleos de soja, canola, mamona, algodão, girassol e pequi. “Outro fator importante foi a redução de etapas do processo que tende a reduzir custos operacionais e aumentar a viabilidade dos óleos básicos biodegradáveis com relação aos derivados de petróleo”, destaca Célio Loureiro Cavalcante Jr., um dos autores da invenção e professor do Departamento de Engenharia Química (DEQ).

Leia mais na Agência UFCPesquisadores da UFC desenvolvem novo biolubrificante em parceria com a Petrobras e garantem patente

A equipe vencedora do prêmio é formada ainda pelo professor Murilo Luna, também do DEQ, pela doutora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química Solange A. Quintella, e pelas pesquisadoras de graduação Maria Thiciane A. Costa e Maria Imaculada G. Silveira. Por parte da Petrobras, a equipe conta com o mestre Charles L. B. Assunção e o doutor José André C. Silva.

“Esse prêmio é um reconhecimento do esforço de toda a equipe, desde os professores aos alunos de graduação que se empenharam para chegar em novas soluções na área de lubrificantes biodegradáveis, pensando na viabilidade e na sustentabilidade dos produtos e processos”, comemora o Prof. Murilo Luna.

Luna aponta que a perspectiva é de que a Petrobras utilize a tecnologia para produção de biolubrificantes e que outras empresas que trabalham com catalisadores também possam licenciar a tecnologia desenvolvida na UFC. “A área de lubrificantes biodegradáveis é também uma oportunidade para a indústria de biodiesel, que já trabalha com o mesmo tipo de matéria-prima e que pode produzir novos produtos com maior valor agregado”, analisa o professor.

PARCERIA – A UFC e a Petrobras celebraram um Termo de Cooperação para desenvolvimento de novas rotas de produção de biolubrificantes, e a patente premiada foi de uma das rotas desenvolvidas durante a execução do projeto, que tem como título “Estudos dos processos de obtenção de biolubrificantes derivados do óleo de mamona via catálise heterogênea em escala laboratorial e piloto”. Segundo informam os pesquisadores, outras rotas desenvolvidas ainda estão em estudo na UFC e em avaliação para futuros projetos de pesquisa e desenvolvimento ou patentes com a Petrobras.

A parceria entre UFC e Petrobras na área de biolubrificantes teve início ainda em 2005, com a coordenação dos professores Célio Cavalcante Jr. e Ícaro de Sousa Moreira, ex-reitor da UFC (já falecido). Desde então, diversos projetos de pesquisa em escala laboratorial e piloto foram desenvolvidos entre a Instituição e a estatal, gerando o depósito de quatro pedidos de patente.

Fontes: Prof. Célio Cavalcante Jr., do Departamento de Engenharia Química (DEQ) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Prof. Murilo Luna, do DEQ – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.