Projeto de estudantes da Pós-Graduação em Química é selecionado para etapa final do Programa Centelha

O projeto de criação da plataforma de e-marketplace CheMall, desenvolvido por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Química (PGQUIM) da Universidade Federal do Ceará, foi selecionado para a última etapa do Programa Centelha. Iniciativa voltada para estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Ceará, o Centelha oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

Integram a equipe do CheMall: Sueslley Rodrigues, doutorando; Nicaely Oliveira, mestranda; e Carlos Alberto Florêncio, mestrando, todos do PGQUIM; e ainda Pedro Ítalo Campos da Silva, estudante de graduação em Engenharia de Software do Campus da UFC em Russas; Natasha Nascimento, estudante de graduação em Direito da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN); Kamile Fernandes, estudante de graduação em Química na UFC, e Emerson Sousa, estudante de graduação em Contabilidade da Unichristus e que atua como técnico-administrativo em uma instituição privada.

Imagem: Estudantes e professora do CheMall posam para foto

Elaborado inicialmente como atividade da disciplina Introdução ao Empreendedorismo, ministrada pela Profª Conceição Oliveira, o CheMall surgiu a partir de uma demanda dos próprios estudantes: as dificuldades na compra de reagentes para os experimentos, a burocracia para a realização de orçamentos e a demora no retorno de fornecedores.

“Durante esse processo de brainstorming, a gente tentou pensar algumas ideias e acabei dando a sugestão para um problema que é muito cotidiano nosso, justamente a compra de reagentes. A CheMall não vende o produto em si, mas um serviço, que é a plataforma de marketplace, para facilitar que pesquisadores como nós consigamos encontrar os reagentes e equipamentos com maior facilidade e conseguir orçamentos mais rapidamente”, explica Sueslley Rodrigues, um dos criadores da plataforma.

Destaca Sueslley que, embora iniciativas similares existam em outros países, no Brasil um e-marketplace como o CheMall é algo inédito. “A principal inovação do nosso serviço é o foco no cliente, que são os pesquisadores, técnicos de laboratório e pessoas que trabalham na indústria”, complementa.

EMPREENDEDORISMO  Comenta a Profª Conceição Oliveira que, apenas em dois semestres de oferta, a disciplina Introdução ao Empreendedorismo já resulta em uma mudança de cultura nos alunos de pós-graduação do programa, que passam a ver o empreendedorismo como uma estratégia profissional. “A disciplina nasce da necessidade de apresentar aos nossos alunos de pós-graduação um ambiente de empreendedorismo inovador. Embora eles desenvolvam pesquisas, muitas ideias inovadoras e produtos, esses produtos ficam parados em teses ou apenas em uma patente depositada. Então a disciplina mostra que existe todo um mundo lá fora que necessita dessas soluções geradas pela academia e que podem virar um negócio. Já na primeira edição da disciplina surgiu a equipe do CheMall e isso, para mim, é um case de sucesso.”

INOVAÇÃO  Essa não é a primeira aprovação da plataforma em programas de inovação: a equipe do CheMall integrou em 2022 o Programa Empreende UFC, quando dois alunos de graduação foram incluídos na equipe como bolsistas e todos os membros passaram por etapas de capacitação e apresentação de pitchs, que resultaram no amadurecimento da ideia para concorrer ao Programa Centelha. O projeto de inovação também já fez parte do Programa Você Empreendedor, do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC), e está participando do Empreende UFC 2023.

No Centelha, foram selecionadas 100 ideias para a fase 3. Ao fim, 50 ideias vão ser contratadas pela FUNCAP/FINEP. Cada contratado receberá até R$ 60 mil de subvenção e R$ 26 mil de bolsas do CNPq

O Centelha é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Fundação CERTI. No Ceará, é executada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Fonte: Profª Conceição Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Química da UFC – fone: (85) 3366 9981