UFC oferta 30 vagas para licenciatura em Letras-Libras; inscrições serão de 5 a 7 de junho

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará divulga edital de seleção para a licenciatura em Letras-Libras. As inscrições estarão abertas de 5 a 7 de junho e deverão ser realizadas pela Internet (o link será disponibilizado no site da PROGRAD durante o período de inscrições).

No total, são ofertadas 30 vagas para ingresso no segundo semestre letivo deste ano, no período noturno. Para concorrer é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2022. Candidatos com deficiência auditiva terão prioridade em todas as modalidades de concorrência.

Imagem: professora do Curso de Letras-Libras em sala de aula

De acordo com o Edital nº 20/2023, os interessados deverão realizar sua inscrição, exclusivamente, através de link a ser disponibilizado no site da PROGRAD, a partir das 9h do dia 5 de junho até as 23h59min do dia 7 de junho de 2023. A solicitação de inscrição somente estará concluída após a mensagem de confirmação, em tela, da submissão do formulário eletrônico (recomenda-se o print/impressão).

Eventuais inscrições indeferidas serão divulgadas no dia 13 de junho. Recursos administrativos serão aceitos no dia 14 de junho, no horário das 8h às 17h, exclusivamente por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O resultado de eventuais recursos será informado até o dia 19 de junho.

COTAS – Do total de vagas, 15 são reservadas a cotas, definidas por critérios étnicos e socioeconômicos. As demais são destinadas à ampla concorrência.

Em cumprimento ao Decreto nº 5.626/2005, da Presidência da República, em todas as modalidades de concorrência será dada prioridade às pessoas surdas, com a devida comprovação documental. Por conta dessa especificidade, o curso não participa do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação, como as demais graduações presenciais da UFC.

DOCUMENTAÇÃO – Todos os candidatos devem ficar atentos à documentação exigida para matrícula, conforme sua modalidade de concorrência, informada no Anexo I do Edital nº 20/2023. Todas as declarações serão disponibilizadas até o fim desta semana no site da PROGRAD.

Os candidatos surdos devem apresentar ainda laudo de audiometria. Os cotistas precisam apresentar documentação relativa à sua classe de cota, também informada no edital.

O edital prevê que os selecionados para vagas reservadas a pretos e pardos (cotas L2, L6 e L10) poderão ser convocados a qualquer momento, enquanto durar o vínculo institucional, para procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração.

RESULTADO E MATRÍCULA – O resultado final da seleção será publicado no site da PROGRAD no dia 19 de junho. A solicitação de matrícula dos aprovados será presencial, no dia 21 de junho, no intervalo das 9h30min às 11h30min, na Sala de Seminários da PROGRAD, localizada no térreo da Biblioteca Central, no Campus do Pici, em Fortaleza. Um intérprete de libras estará presente na ocasião.

CLASSIFICÁVEIS – Junto com o resultado da seleção, no dia 19 de junho, será informada a lista de classificáveis, que poderão ocupar vagas em caso de vacância, na ordem de classificação. O quantitativo de vagas para a chamada de classificáveis será divulgado até as 17h do dia 26 de junho no site da PROGRAD.

O cronograma completo e demais informações sobre a seleção devem ser consultados no edital, que pode ser acessado em libras logo abaixo:

Fonte: Divisão de Seleção da Pró-Reitoria de Graduação – fone: (85) 3366 9522 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.