UFC deverá colaborar como mediadora técnica de discussões sobre precificação e qualidade do leite no Ceará

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, em reunião na manhã desta terça-feira (30), em seu gabinete, recebeu pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC e representantes da cadeia produtiva do leite no Estado para planejar a criação de um grupo de trabalho destinado a discutir a precificação e ampliar a qualidade desse produto.

Trata-se de um diálogo ainda em fase inicial, do qual participaram, além do reitor e cientistas da UFC, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira; e o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado do Ceará (SINDILATICINIOS), José Antunes Mota.

Imagem: homens e mulheres conversando em torno de uma mesa no gabinete do reitor

A proposta em discussão é que, por meio de seu capital científico, a UFC possa atuar como mediadora técnica no estabelecimento do preço de referência do litro do leite no Ceará, a fim de corrigir eventuais distorções apontadas pelo setor produtivo. Nesse sentido, a exemplo do que ocorre em outros estados, a Universidade poderá colaborar com levantamentos de preços e custos de produção, propor metodologias de precificação e, ainda, colaborar com pesquisas que visem melhorar a qualidade do leite e as condições técnicas de produção.

De acordo com o Prof. Cândido Albuquerque, a ideia é que a UFC possa ajudar a construir uma solução para as divergências e defasagens apontadas entre produtores e industriais e, por consequência, colaborar com o desenvolvimento do setor.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

De acordo com Amílcar Silveira, esse tipo de atuação já ocorre, por exemplo, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), que coordena um grupo voltado para a precificação do leite junto com membros da cadeia produtiva. “A ideia é que aqui tenhamos algo semelhante. Por isso procuramos a UFC, que possui a capacidade técnica e científica necessária”, explicou o presidente da FAEC.

O presidente do SINDILATICINIOS, José Antunes, acrescentou que, além de contribuir tecnicamente na área de precificação, a Universidade poderá dar uma contribuição mais ampla ao setor: “Tudo anda junto: preço, qualidade do produto, qualidade da produção. A proposta é que a gente faça um programa que atenda todos os atores envolvidos".

A diretora do CCA, Profª Sônia Oliveira, que participou da reunião, afirmou que, a partir de agora, a UFC deverá iniciar o diálogo com a UFPR, a fim de conhecer o modelo de trabalho lá praticado. Os participantes terão novos encontros para estabelecer os termos da cooperação.

Também participaram da reunião desta terça-feira os professores Aníbal Rego, Layz Mariz e Magno Cândido, do Departamento de Zootecnia da UFC.