Professora do Departamento de Computação recebe prêmio do Simpósio de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

A Profª Rossana Maria de Castro Andrade, do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará, recebeu o Prêmio Destaque na 41ª edição do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), realizado em Brasília, no último dia 23.

Professora da UFC desde 1994, Rossana Andrade foi coordenadora-geral das edições de 2005 e 2020 do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), bem como coordenadora do comitê de programa (TPC) do SBRC 2018. Ela esteve envolvida na direção do Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC) entre 2012 e 2019, exercendo papel muito ativo para a programação da área de redes no País.

Imagem: mulher branca recebe prêmio das mãos de homem branco, em cima de um palco

A Profª Rossana Andrade também coordena o Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREAT) da UFC, responsável por projetos de pesquisa e extensão nessas áreas, formando dezenas de mestres e doutores. Em depoimento, ela ressaltou que receber o Prêmio Destaque no SBRC é uma imensa honra: “Eu me sinto muito feliz pelo reconhecimento e motivada para seguir em frente. Tenho consciência também da enorme responsabilidade de estar representando cada uma das minhas colegas e dos meus colegas desta área de pesquisa, que trabalham arduamente para manter a nossa comunidade científica sempre viva e atuante”, afirmou.

O prêmio Destaque SBRC foi criado em 2012, como parte das comemorações dos 30 anos do SBRC, com o objetivo de homenagear pessoas que se distinguiram ao longo de suas vidas por suas contribuições científicas nas áreas de redes de computadores e sistemas distribuídos, por seus engajamentos em atividades do SBRC e por serviços prestados em benefício da comunidade brasileira de redes e sistemas distribuídos. O outro homenageado da edição de 2023 foi o professor Juergen Rochol (in memoriam).

Fonte: Profª Rossana Maria de Castro Andrade, do Departamento de Computação – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.