Procurar no portal

Com bordados e fotografias, MAUC recebe a exposição "Guardiãs das memórias" até 14 de julho

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) recebe, até o dia 14 de julho, a exposição Guardiãs das memórias, com ênfase em acervos pessoais e histórias cotidianas de mulheres. A mostra reúne álbuns fotográficos, bordados, ilustrações, recortes de jornais e objetos de cunho memorialístico. Guardiãs das memórias tem classificação livre.

Imagem: obras da exposição

A iniciativa é promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da UFC. A exposição tem curadoria de Cristina Maria da Silva e Alana Brandão, com expografia de Tinally Carneiro Batista. O público é convidado a uma experiência única, com o intuito de conhecer as memórias femininas de avós, mães e netas, por meio de fotos, caixas, quadros e baús. 

Fundado em 2011, o Rastros Urbanos é coordenado pela Profª Cristina Maria da Silva, docente do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. Há sete anos, o grupo desenvolve o projeto de extensão Fotobiografias: uma Fortaleza Que Se Encontra em Acervos Fotográficos Pessoais, com o objetivo de estudar a capital cearense a partir de imagens que os habitantes guardam em suas casas, trazendo o afeto existente nas ruas e os relatos de histórias de vida de mulheres. 

Veja outras imagens da exposição no Flickr da UFC

SERVIÇO O MAUC está localizado na avenida da Universidade, 2854, Benfica, e funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, quando a abertura é previamente divulgada, o funcionamento costuma ser das 9h às 13h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fone: (85) 3366 7481 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300