III Mostra de Startups apoiadas pela UFC reúne setor produtivo e empreendedores no auditório da Reitoria

O auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará recebeu, na manhã desta quinta-feira (1º), a III Mostra de Startups apoiadas pela UFC. Representantes de nove startups tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias e soluções para representantes de instituições do ecossistema do empreendedorismo inovador cearense e investidores de risco.

O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), teve o objetivo de dar visibilidade aos projetos de negócios e até empresas já formalizadas que têm ou tiveram apoio da UFC em programas como o Empreende UFC, o Inovando UFC ou que estão incubadas no Parque Tecnológico da UFC (PARTEC).

Imagem: homem apresenta slide no auditório da Reitoria

Para isso, cada startup apresentou, durante cinco minutos (pitch), o problema encontrado no setor em que atua e a solução proposta (negócio). O coordenador de Empreendedorismo da PROINTER e diretor de Empreendedorismo e Inovação do Parque Tecnológico da UFC (PARTEC), Prof. Abraão Saraiva, destacou a importância da interação entre empreendedores e setor produtivo no evento.

“Vários desses projetos que apresentaram negócios [em edições anteriores] já receberam investimento, já foram ou estão sendo acelerados por hubs de inovação, lograram êxito em editais públicos, então é uma iniciativa bem interessante que aumenta as conexões e faz com que nossos empreendedores enxerguem e tenham mais oportunidades de crescimento de seu negócio”, reforçou.

Presente no evento, o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC, Prof. Augusto Albuquerque, ressaltou a importância do empreendedorismo e da inovação na Universidade nos últimos quatro anos. Para ele, o Empreende UFC, programa de formação empreendedora, extrapolou o conceito inicial. “Para além da formação empreendedora, o Empreende UFC já forma também os times, as equipes; mas não só isso, ele fez a conexão com a sociedade”, comentou, destacando a participação de mais de 200 colaboradores que fazem mentorias voluntárias no programa.

Em tom de celebração, o reitor Cândido Albuquerque ressaltou o legado na área de empreendedorismo e inovação que deixa na Universidade. “Era preciso dizer para os setores produtivos do Ceará que a UFC quer ser parceira, era preciso superar os três pilares da Universidade [ensino, pesquisa e extensão] e acrescentar o empreendedorismo e a inovação”, disse, fazendo referência também à inauguração do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC durante sua gestão.

Imagem: homem apresenta slide no auditório da Reitoria

SOLUÇÕES INOVADORAS – A rodada de apresentações iniciou com a Acqualog, startup incubada no Parque Tecnológico da UFC que realiza monitoramento remoto qualiquantitativo de água e predição de escassez hídrica. “A gente instala sensores em sistema de abastecimento de água para melhorar a tomada de decisão de gestores e técnicos”, explicou o engenheiro ambiental Max Fernandes. Os sensores coletam dados relacionados ao monitoramento de água e, depois de processados, são disponibilizados em tabelas e painéis para gestão eficaz de recursos hídricos por operadores e gestores.

Outra startup presente no evento foi a Guaru, que buscou uma solução a partir de um problema enfrentado pela própria Universidade. De acordo com o estudante Luís Franklin, do Curso de Engenharia de Software do Campus da UFC em Russas, a equipe foi procurada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) para encontrar uma solução para os “residentes fantasmas”, ou seja, alunos que estão cadastrados como residentes, mas que passam longos períodos sem frequentar a residência.

A saída proposta foi o desenvolvimento de um equipamento para controle de acesso de pessoas. “Cada aluno recebe um cartão, então, quando ele passa, esse acesso é registrado”, explicou, comentando também que é possível cadastrar visitantes e usar a mesma tecnologia em casas e apartamentos de locações temporárias. Segundo o estudante, o equipamento deverá ser instalado ainda neste mês em duas residências universitárias da UFC.

Todas as startups participantes da mostra estão listadas, com os problemas e as soluções que buscam resolver, no portfólio do evento.

A III Mostra de Startups apoiadas pela UFC contou com a presença de representantes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (FECOMÉRCIO), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Casa Azul Ventures, Ninna Hub, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), H2G TechVentures, BS Inovation e Hub de Inovação do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Fonte: Prof. Abraão Saraiva, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.