Professor do Curso de Sistemas e Mídias Digitais expõe trabalho sobre Beethoven em museu na Alemanha

O Prof. Liandro Roger Memória Machado, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais, do Instituto UFC Virtual, é um dos expositores da mostra Beethoven em caricaturas, cartoons e quadrinhos. Em cartaz no Museu Casa de Beethoven (Beethoven-Haus), em Bonn, na Alemanha, a exposição vai até 21 de agosto.

O Museu Casa de Beethoven funciona na residência onde nasceu o célebre compositor, em dezembro de 1770. O local abriga um memorial e um espaço cultural e desenvolve exposições permanentes e temporárias. A mostra temporária Beethoven em caricaturas, cartoons e quadrinhos conta com trabalhos desde a época da II Guerra Mundial, passando por quadrinhos das décadas de 1950 e 1960, até imagens elaboradas nos tempos atuais.

Imagem: caricatura de Beethoven criança ao piano

A participação do Prof. Liandro Machado aconteceu através de convite da gestão do museu.  “Há alguns anos fiz esse trabalho e o publiquei em meu perfil no ArtStation, uma plataforma de portfólios. Então, em fevereiro deste ano, recebi um e-mail de Nicole Kämpken, gerente do museu, com um convite para incluir minha ilustração na mostra. Eu me senti surpreso e lisonjeado. É a primeira vez que participo de uma exposição na Beethoven-Haus, e também é minha primeira participação em uma exposição fora do Brasil”, afirma o docente.

Comenta Liandro que a caricatura foi elaborada em 2020, para um concurso alusivo aos 250 anos do compositor alemão. “Fiz a ilustração para participar do concurso Arte e Caricatura, lançado pela Orquestra Petrobras Sinfônica. Nesse período, lembro que eu estava em um momento de bastante dedicação a meu portfólio, então aproveitei a oportunidade como uma motivação a mais para produzir. A ilustração é uma peça única e foi feita digitalmente, do esboço aos acabamentos. Submeti o trabalho ao concurso, mas não cheguei a ser selecionado, então apenas o incluí no meu portfólio depois”, destaca.

Ainda em 2020, a caricatura foi usada como imagem de capa em um episódio sobre “Criatividade na pandemia” do podcast ACearáCast, projeto de extensão do Curso de Psicologia da UFC, coordenado pelo Prof. Antônio Maia Olsen do Vale.

SAIBA MAISLiandro Roger é cartunista e professor do Curso de Sistemas e Mídias Digitais. Coordena o Clube do Sketch, grupo de estudos aberto e gratuito voltado a oferecer suporte e direcionamento a artistas iniciantes, e participa do projeto de extensão Oficina de Quadrinhos. Seus trabalhos já foram apresentados na ExpoCom (2007), na XV UNIFOR Plástica (Fortaleza, 2009), na mostra de artes do SBGames (Curitiba, 2017) e no Museu de Arte da UFC – MAUC (2019, 2020). O portfólio do artista pode ser conferido no site http://www.liandro.art.