Procurar no portal

UFC assina acordo no MPF para formalização da propriedade da obra "Homens trabalhando"

O Prof. Cândido Albuquerque, reitor da Universidade Federal do Ceará, assinou, na tarde dessa quinta-feira (1º), no Ministério Público Federal (MPF), um acordo de gratificação aos autores da obra Homens trabalhando, como forma de valorizar a Escola do Pirambu e incentivar a criação artística. A partir de agora, a propriedade da obra é reconhecidamente da Universidade, integrando o patrimônio artístico-cultural do Museu de Arte da UFC (MAUC). 

O painel coletivo Homens trabalhando, de autoria intelectual de Hélio Rôla, Gilberto Brito e David Silberstein, foi produzido pelos artistas Francisco Domingos da Silva, o Chico da Silva (assinatura da tela), Sebastião Lima da Silva (Babá), José Cláudio Nogueira (Claudionor), Francisca da Silva (Chica da Silva), Ivan José de Assis e José Garcia dos Santos Gomes (Garcia), integrantes da Escola do Pirambu, em uma performance coletiva durante o Salão de Abril de 1977.

Imagem: integrantes da reunião de conciliação no MPF

A reunião foi o ato final da construção de consenso entre a UFC, que guarda a obra há mais de 40 anos, e os artistas autores. Após diálogo entre os interessados, mediado pelo MPF, foi acordado o pagamento de gratificação aos artistas, fixada em R$ 45 mil, divididos em seis partes iguais entre Garcia, único artista remanescente, e os sucessores dos demais autores. A gratificação será financiada pela Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento.

“Eu fiquei muito satisfeito com esse diálogo, essa mediação, porque tudo foi resolvido. Eu só passei a ganhar com isso, porque já fazia mais de 40 anos que essa obra estava parada e agora ela vai sair a campo aberto para todo mundo ver. Tem muita gente que conhece a história, mas não conhece a obra, e agora vão conhecer a história e a obra. Então, para mim foi muito gratificante, estou satisfeito”, declarou José Garcia, artista que esteve presente à reunião. 

Imagem: reitor da UFC e José Garcia

O procurador-geral da República, Alessander Wilckson Cabral Sales, explicou que a obra foi incorporada ao patrimônio da UFC por ato de aquisição simbólico e de reconhecimento. “Nós conversamos com os autores da obra e conseguimos estabelecer uma proposta de contraprestação, que não é de mercado, é de simbolismo pelo significado da obra para o acervo cultural do Estado do Ceará. Essa contribuição foi passada à UFC, que conseguiu uma parceria com a Fundação Beto Studart para viabilizar a contraprestação”. 

Confira entrevista com o empresário Beto Studart.

Além da recompensa financeira, ficou estabelecido o compromisso de valorização e resgate cultural da obra, tendo como primeira ação o início de tratativas para a exposição do quadro na mostra Chico da Silva e a Escola do Pirambu, organizada pela Pinacoteca do Ceará. Também serão analisadas as condições físicas da obra para possível restauração. 

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

“É uma satisfação estar aqui para resolver o reconhecimento da propriedade da obra. Esse painel está na UFC desde 1977, quando o Prof. Hélio Rôla levou esse quadro para lá. Há mais de 40 anos esse quadro está na nossa Universidade, mas nunca se buscou definir uma resolução. Essa solução de fazermos o reconhecimento por intermédio da Fundação Beto Studart foi fundamental. Não havia interesse da UFC em impor uma decisão, mas de construir um consenso, porque essa obra é de todos, é um patrimônio cultural”, afirma o reitor da UFC.

Veja entrevista com o reitor Cândido Albuquerque.

PRESENÇAS – Fizeram parte da reunião, além dos citados anteriormente, Paulo Henrique Gonçalves, procurador-chefe-adjunto da Procuradoria-Geral da UFC; o Prof. Augusto Albuquerque, pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional; Felipe Ferreira, diretor do Sistema de Bibliotecas da UFC; Graciele Siqueira, diretora do Museu de Arte da UFC; Flávia Fernanda Fernandes, pesquisadora curadora; Rian Fontenele, diretor da Pinacoteca do Ceará; André Brayner, diretor do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais; Beto Studart, presidente da Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento; Íris Maria Sampaio e Ana Maria Nogueira Studart Gomes, representantes da Fundação Beto Studart de Incentivo ao talento; e Victor Conde Viana, assessor do MPF.

Fonte: Gabinete do reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300