Avaliação Institucional 2023.1 é prorrogada até 7 de julho; resultados irão compor planos de melhoria na graduação

Foi prorrogado, até 7 de julho, o prazo para que estudantes e professores de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará realizem a Avaliação Institucional do semestre 2023.1 e possam registrar sua opinião sobre as condições de ensino e a qualidade das aulas e turmas. A avaliação é feita por meio do SIGAA (menu Ensino), e os resultados ficam disponibilizados de forma anônima, ou seja, o participante tem a liberdade para se expressar sobre o que pensa das disciplinas e de seu curso.

Imagem: pessoas em torno de um laptop

De acordo com o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Prof. Gildemir da Silva, a Avaliação Institucional confere protagonismo do aluno e do professor no processo de melhoria da graduação na UFC.

É que, com os resultados, as coordenações de curso devem elaborar e atualizar um Plano de Melhoria, que é monitorado pela CPA, pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e, ainda, por avaliadores externos – do Ministério da Educação, por exemplo –, que, periodicamente, visitam a UFC para conferir a qualidade dos cursos.

Como destaca o Prof. Gildemir, melhorias nas bibliotecas e em laboratórios, além de oferta de formações pedagógicas para professores tiveram origem em resultados apontados na Avaliação Institucional. O presidente da CPA, no entanto, ressalta que a última edição da avaliação teve baixo índice de participação, com exceção dos campi de Itapajé, Crateús e Quixadá.

“É importante que todos participem. Sem participação, não teremos um diagnóstico preciso sobre o que está acontecendo nos cursos, os pontos positivos e as lacunas”, explicou o presidente da CPA.

VEM NOVIDADE POR AÍ – Atualmente, os planos de melhoria de cada curso podem ser obtidos pela comunidade acadêmica com as coordenações de curso. Porém, até agosto deste ano, uma plataforma virtual exclusiva, que está em fase de finalização, irá concentrar esses planos para visualização por parte de todos os estudantes e professores.

De acordo com a titular da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da PROGRAD, Profª Andréa Soares, os planos contêm propostas de ações que remedeiam as falhas apontadas nos processos avaliativos. "Também no plano de melhoria é indicado o status da ação: se já começou, se está em andamento ou se foi concluída, indicando também os responsáveis por cada uma”, explicou a docente.

A plataforma deverá conferir mais transparência ao processo, reforçando a importância da participação de todos na Avaliação Institucional 2023.1. A relevância da participação é ainda maior nos cursos que estão passando ou que passarão por avaliação externa do MEC. “Os avaliadores vão checar esses dados, vão ver a consistência do que está sendo informado no Plano de Melhoria e se as ações propostas estão em consonância com os processos de avaliação institucional”, afirmou a Profª Andréa Soares.

SERVIÇO:
Avaliação Institucional 2023.1
Quando: de 12 a 30 de junho (prorrogado até 7 de julho)
Onde: Formulários disponíveis no SIGAA
Quem participa: estudantes e professores de graduação presencial