Estudantes de Design-Moda conquistam segundo lugar no Concurso dos Novos do DFB Festival

Integrantes da equipe Novos UFC, formada por estudantes do Curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará, demonstraram seu talento e criatividade ao conquistar a segunda colocação no Concurso dos Novos, realizado no DFB Festival, um dos maiores eventos de moda autoral da América Latina, de 31 de maio a 3 de junho. O objetivo do concurso é proporcionar oportunidades para designers em formação, permitindo-lhes apresentar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

A competição, que ocorre entre universidades de todo o Brasil, desafiou os estudantes a criar uma coleção cápsula com oito looks que se adequassem ao tema sustentabilidade. Após, em média, sete meses de trabalho, a equipe da UFC apresentou a coleção intitulada "Exodus", conquistando a admiração e o reconhecimento do público e da equipe julgadora.

Imagem: modelo vestida de vermelho desfila em passarela

"Ver que as pessoas abraçaram e entenderam a nossa ideia e tudo que queríamos transmitir com o tema foi extremamente gratificante", compartilhou Diego Costa, um dos integrantes e idealizadores da equipe Novos UFC. "Ficamos surpresos com tanto carinho do público. Nossas redes sociais foram inundadas com reposts e comentários parabenizando a coleção. Participar desse projeto, desde a primeira ideia de tema até a última peça confeccionada, foi surreal, e recebemos uma energia incrível", completou o estudante, que é membro da direção criativa e conceitual da equipe.

A coleção "Exodus" aborda o tema do futuro, convidando o público a refletir sobre um cenário distópico. “Imagine viver em um mundo onde o ar é impossível de ser respirado, onde estar exposto à luz solar representa um risco à vida e os recursos essenciais se tornaram escassos”, afirmou Diego, ao explicar a concepção do projeto. A coleção explora os sentimentos relacionados ao instinto de sobrevivência, transmitindo a urgência por uma nova forma de existir dentro de um contexto caótico, tóxico e desesperançoso.

Com uma combinação de formas orgânicas e geométricas, a coleção busca retratar a dualidade entre o sufoco e o desgaste enfrentados pelos seres humanos diante das crises globais. A atmosfera distópica permeia as peças, expressando a busca incessante por vida em meio a um apocalipse iniciado pela própria humanidade.

Imagem: equipe de estudantes posa com modelo

A conquista do segundo lugar no Concurso dos Novos do DFB Festival traz visibilidade e reconhecimento para os alunos da UFC, premiados com um troféu. O primeiro lugar ficou com a equipe da Universidade Federal do Cariri (UFCA), que recebeu um prêmio em dinheiro no valor de R$ 10 mil. A terceira colocação foi dada à equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), também agraciada com troféu.

DESIGN-MODA NA UFC – Com um programa que envolve conhecimentos históricos, sociais, econômicos e ambientais aplicados à moda, o bacharelado em Design-Moda tem oito semestres. São ofertadas 60 vagas para ingresso de novos alunos, que acontece apenas no primeiro semestre do ano. O curso é integral e faz parte do Instituto de Cultura e Arte da UFC.

As principais áreas de atuação são os setores de confecção, acessórios e calçados. A consultoria de moda é um setor que absorve muitos profissionais, porque o estilista tem a oportunidade de ser empreendedor e trabalhar de forma autônoma. Outros campos promissores são o de design e consultoria de moda para objetos de consumo, como celulares e tablets.

Fonte: Coordenação do Curso de Design-Moda da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.