Para estudantes indígenas e quilombolas: abertas inscrições ao Programa Bolsa Permanência

Estão abertas, até 30 de junho, as inscrições para o preenchimento de novas vagas no Programa Bolsa Permanência (PBP), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC). Podem participar estudantes indígenas e quilombolas da Universidade Federal do Ceará matriculados em cursos de graduação presencial.

O Programa Bolsa Permanência é um auxílio financeiro, concedido pelo MEC, que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e étnico-raciais, contribuindo assim para a permanência e diplomação dos beneficiados.  O valor da bolsa é de R$ 1.400,00, pagos diretamente ao estudante por meio de cartão-benefício, e a duração vai até a conclusão do curso, desde que o bolsista cumpra os requisitos do programa.

Imagem: alunos indígenas de beca

Interessados devem acessar o Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP) para realizar a inscrição. É necessário ainda anexar os seguintes documentos: termo de compromisso do estudante devidamente assinado; autodeclaração do estudante indígena ou quilombola; e declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos três lideranças reconhecidas.

Para estudantes indígenas, é necessário inserir declaração da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) de que o estudante reside em comunidade indígena ou comprovante de residência em comunidade indígena; já para os estudantes quilombolas, é necessário inserir declaração da Fundação Cultural Palmares de que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola.

DOCUMENTAÇÃO – A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis orienta que, após a inscrição no SISBP, os estudantes dirijam-se, no período de 19 de junho a 3 de julho, aos seguintes endereços, conforme seu campus, para entrega da documentação comprobatória de elegibilidade ao programa:

Fortaleza – Central de Atendimento da PRAE – rua Paulino Nogueira, 315, bloco III, térreo, no bairro Benfica.
Campus de Crateús – Bloco administrativo, no pavimento inferior, sala da Divisão de Apoio Educacional (DAE).
Campus de Itapajé – Secretaria acadêmica, no piso superior do bloco 1.
Campus de Quixadá – Sala do Serviço Social no bloco administrativo, piso superior ao Restaurante Universitário.
Campus de Russas – Sala de Assistência Estudantil I – rua Felipe Santiago, 411, Cidade Universitária, unidade I – bloco A, andar superior.
Campus de Sobral – Rua Conselheiro José Júlio, Centro, s/n, bloco do Curso de Odontologia, 1º andar.

Mais informações estão disponíveis no site do SISBP ou pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.