Agência UFC: Nanocápsulas patenteadas pela Universidade podem ajudar em tratamento anticâncer

Tecnologias na escala nano (mil vezes menor que um micrômetro) já são utilizadas em pesquisas de diversas áreas do conhecimento. Na Universidade Federal do Ceará, não é diferente. Uma dessas pesquisas gerou como produtos nanocápsulas magnéticas que podem ser usadas para melhor direcionar alguns fármacos em tratamentos.

A invenção, objeto de patente recém-obtida pela Instituição, visa solucionar um problema comum das terapias medicamentosas, como no tratamento de tumores: a falta de um direcionamento específico dos fármacos para que atinjam o tecido-alvo com maior precisão, o que acaba gerando uma eficiência reduzida dos remédios administrados.

Imagem: Imagem das nanocápsulas obtidas por Microscopia Eletrônica de Transmissão (TEM) (Imagem: Reprodução)

Utilizando nanopartículas magnéticas incorporadas às nanocápsulas, a ideia é vetorizar os fármacos para que atuem de forma menos dispersa, permitindo inclusive uma aplicação menor de doses e reduzindo a probabilidade de efeitos colaterais.

“Uma vez que o conjunto inteiro seja atraído pela ação de um campo magnético externo, o fármaco encapsulado será liberado de maneira mais direcionada para a região de interesse”, resume a Profª Nágila Ricardo, uma das inventoras que assinam a patente e coordenadora do Laboratório de Polímeros e Inovação de Materiais (LABPIM).

Os detalhes sobre o invento estão disponíveis em matéria publicada na Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Profª Nágila Ricardo, do Laboratório de Polímeros e Inovação de Materiais (LABPIM) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.