Eurochestries: Sobral recebe Festival Internacional de Orquestras de Jovens até 5 de julho

O Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral sediará, de 25 de junho a 5 de julho, a 34ª edição mundial do Festival Internacional de Orquestras de Jovens (Eurochestries), um dos mais renomados eventos de música do mundo. Este ano, o festival reunirá cerca de 120 jovens músicos, sendo 40 advindos da Eslováquia, Colômbia e Canadá, sob a regência de maestros do Brasil, China, Eslováquia, Canadá e França.

As inscrições para os concertos, gratuitos e abertos ao público, serão realizadas no próprio campus, de forma presencial, nos dias das aulas previstas na programação pedagógica do festival [confira abaixo]. Os ensaios abertos da Orquestra Internacional ocorrerão de 26 de junho a 1° de julho, das 9h às 12h, no auditório do Campus Mucambinho (Rua Coronel Estanislau Frota, 563 – Bloco I – Centro).

Imagem: orquestra se apresenta em praça pública

ABERTURA – A abertura do Festival Eurochestries será realizada no anfiteatro da Margem Esquerda (antiga Concha Acústica), às 19h do próximo domingo (25), e contará com a apresentação de nove grupos: Orquestra de cordas “Musica Juvenalis” (Eslováquia), Quinteto de Sopros do Programa Aprendiz Musical (Niterói-RJ), Quinteto de Metais da UFC (Fortaleza), Vocal UFC, Grupo Vozes de Sobral, Orquestra Jovem da Escola de Música de Sobral, Quinteto de Saxofones da UFC em Sobral, Camerata de Cordas Friccionadas da UFC em Sobral e Orquestra Sinfônica da UFC em Sobral (OSUFC).

PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA – De 26 de junho a 1º de julho, sempre às 14h, o Campus da UFC em Sobral contará com masterclasses. A primeira delas, no dia 26, será sobre percussão sinfônica, com o Prof. Alisson Jacinto. No dia 27, o Prof. Maurício Silva dará seguimento com ensinamentos de clarineta. A primeira aula com um dos professores estrangeiros será no dia 28, quando Taiping Wang, nascido na China, primeiro vencedor do Prêmio de Violino e Música de Câmara no Conservatório Superior de Música de Xian, ministrará aula de violino.

Dando sequência, no dia 29 de junho, a masterclass de metais será com o professor canadense François-Olivier Loignon. No dia 30, o professor eslovaco Igor Dohovic será o responsável por ministrar a aula de regência orquestral. Para encerrar o ciclo pedagógico, no dia 1° de julho, o Prof. Taiping Wang retorna com a masterclass de música de câmara – cordas friccionadas.

CONCERTOS – No dia 26 de junho, às 19h, o Quinteto de Sopros do Programa Aprendiz Musical, de Niterói (RJ), fará sua apresentação no Alto da Expectativa, em Sobral. No mesmo dia, às 19h30min, a Orquestra Jovem da Escola de Música de Sobral e a Camerata de Cordas Friccionadas da UFC em Sobral estarão na Paróquia Santo Antônio, em Aracatiaçu (distrito de Sobral). No dia 27, a Orquestra de Cordas de cordas “Musica Iuvenalis”, de Kosice (Eslováquia), toca às 19h no Santuário de São Francisco de Assis, e o Quinteto de Metais da UFC (Fortaleza) é a atração na Capela de São José, em Taperuaba (distrito de Sobral), às 19h30min.

O Quinteto de Metais da UFC novamente se apresenta no dia 28, na Capela de São Pedro, em Dom Expedito (bairro em Sobral), às 20h. Ainda no mesmo dia, os grupos Vocal UFC e Vozes de Sobral marcam presença na Igreja de São José, às 19h, no bairro Sumaré. O Quinteto Arariboia, do Programa Aprendiz Musical, de Niterói, será a atração da Capela São Pedro e São Paulo, em Jaibaras (distrito de Sobral), no dia 29, às 20h.

Imagem: jovens músicos se apresentam no interior de uma igreja

Já no dia 30, a Orquestra de cordas “Musica Iuvenalis” tocará às 20h, na igreja do distrito de Jordão, enquanto o Quinteto de Metais da UFC (Fortaleza) e o Quinteto de Saxofones da UFC em Sobral irão fazer exibições no VLT de Sobral, a partir das 19h. No sábado, dia 1º de julho, o Theatro São João sediará o penúltimo dia de apresentações com a Orquestra de cordas “Musica Juvenalis” e a Orquestra Sinfônica da UFC em Sobral (OSUFC).

O concerto de encerramento ocorre na Igreja da Sé, no dia 3 de julho, com a Orquestra Internacional do Festival, às 20h, contando com músicos da China, Canadá, Eslováquia, França, Colômbia e Brasil. O ensaio final será aberto, no mesmo local, às 20h do dia 2 de julho.

A programação completa do Festival Eurochestries pode ser conferida no folder digital do evento.

O FESTIVAL – Organizado desde 1989 pela Federação Eurochestries Internacional, o evento de música clássica reúne orquestras, grupos de câmara e corais formados por jovens de 15 a 25 anos, oriundos de diversos países. Sua primeira edição aconteceu na região Nouvelle-Aquitaine, na França.

Em 2013, ocorreu pela primeira vez na América Latina, por iniciativa do curso de licenciatura em Música da UFC em Sobral. Dez anos depois, esta será a quinta edição do festival no continente e em Sobral, integrando as festividades dos 250 anos do município.

O Festival Internacional de Orquestras de Jovens (Eurochestries) em Sobral tem como objetivo geral fomentar a cultura musical na região noroeste do Ceará, por meio da promoção e do intercâmbio entre a Federação, a Universidade Federal do Ceará e a Prefeitura de Sobral para desenvolver ações que resultem numa performance musical orquestral de abrangência internacional.

Fonte: Prof. Marco Antônio Toledo Nascimento, do Curso de Música do Campus de Sobral – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.