Mestranda em Ciências Farmacêuticas vence prêmio nacional de iniciação científica do CNPq

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu para uma reunião, na tarde da última terça-feira (4), em seu gabinete, a aluna de mestrado Ana Beatriz Nogueira Lima, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UFC. Recentemente, ela foi anunciada como a ganhadora do prêmio nacional de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

Para receber a comenda, a pesquisadora viajará com custeio do CNPq para participar, no fim de julho, do 75º Congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Curitiba (PR). Esta é a segunda vez em que a UFC se destaca na lista de vencedores: na 15ª edição do prêmio, a aluna do Curso de Fisioterapia Ana Jéssica dos Santos Souza foi uma das agraciadas.

Imagem: Foto posada no gabinete do reitor Cândido Albuquerque com as pesquisadoras e os pró-reitores

Na edição de 2023, o prêmio do CNPq foi concedido ao projeto de pesquisa Obtenção de filmes poliméricos a partir dos polissacarídeos do cogumelo agaricus brasiliensis visando o tratamento de feridas cutâneas, de autoria de Ana Beatriz Nogueira Lima, sob a orientação da Profª Elenir Ribeiro, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e integrante do Laboratório de Polímeros e Inovação de Materiais (LABPIM) da UFC. Em novembro do ano passado, durante o encerramento dos Encontros Universitários, Ana Beatriz, bacharel em Farmácia pela UFC, também obteve o primeiro lugar do II Prêmio UFC, Ciência e Sociedade, na categoria Iniciação Científica.

Confira o vídeo com a mestranda Ana Beatriz Nogueira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFC:

Também conhecida como cogumelo-do-sol, a espécie Agaricus brasiliensis, nativa da biodiversidade brasileira, está sendo investigada para tratar feridas infecciosas, com grande potencial de regeneração dos tecidos da pele. Segundo a orientadora do trabalho, Profª Elenir, os estudos agregam valor ao conhecimento das propriedades desse fungo, que é comestível, e geraram pedido de uma nova patente, que, no momento, está em análise no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Imagem: Foto do cogumelo do sol cultivado em um canteiro

Para a docente, foram valorizados o mérito, a qualidade científica e o respaldo da sociedade para essa pesquisa, que representou nacionalmente a UFC e pode trazer mais soluções para a saúde e o bem-estar da população. “Essa pesquisa tem uma importância social muito grande, porque visamos desenvolver produtos que tratam feridas de diversos tipos, principalmente as crônicas, que demoram muito a fechar”, comenta a Profª Elenir.

Veja vídeo com a orientadora da pesquisa, Profª Elenir Ribeiro:

Segundo Ana Beatriz Nogueira, os estudos envolveram o uso da troxerrutina, substância de interesse farmacológico, em associação com polissacarídeos presentes no cogumelo, testada no laboratório em formulações como gel e filme polimérico. “A gente utiliza o cogumelo visando ao tratamento de feridas cutâneas. Observamos o tempo que a troxerrutina pode ficar em contato com a ferida para que haja a cicatrização”, explica a mestranda.

Confira vídeo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Rodrigo Porto:

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Rodrigo Porto, o prêmio do CNPq conferido à Ana Beatriz também teve destaque por ter sido na área de ciências duras, na qual existe muita competitividade. “O programa de iniciação científica, todas as estatísticas demonstram, tem grande sucesso na formação, seja para a carreira profissional, seja para a carreira acadêmica. É um orgulho, já que temos um programa de iniciação científica na UFC que teve nesta gestão uma ampliação de mais de 30% na disponibilidade de bolsas com recursos próprios do orçamento da UFC. É um atestado de que estamos no caminho certo”, pontua Porto.

Confira outras imagens da recepção a Ana Beatriz na Reitoria, no Flickr da UFC

Para o reitor Cândido Albuquerque, o prêmio do CNPq representa uma notoriedade para a Universidade e um incentivo para os professores e alunos. O dirigente máximo parabenizou a mestranda e a orientadora, presenteando-as com exemplares da obra Viva! UFC. Nos últimos quatro anos, a UFC está trilhando um caminho com robustez, com uma pesquisa aplicada em um sentido muito forte. Esse é um resultado que sai para ajudar a vida das pessoas. Vocês representam um sentimento da necessidade de a gente ter na pesquisa uma fonte importante de referência na Universidade”, avalia o reitor.

Veja vídeo com o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque:

Participaram também da reunião a pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher; e o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque.