Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural ganha primeiro lugar no prêmio Schuh 2023

A dissertação de mestrado Efeitos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sobre a agricultura familiar e desempenho escolar, da estudante Antonia Leudiane Mariano Ipolito, foi vencedora do Prêmio Schuh 2023. O estudo foi elaborado no Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER), sob a orientação do Prof. Edward Martins Costa e coorientação dos docentes Daniel Barboza Guimarães e Gulherme Diniz Irffi.

Iniciativa da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), o prêmio Schuh seleciona a melhor dissertação de mestrado em Economia Rural do Brasil. É patrocinado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP).

Imagem: Os resultados evidenciam um impacto positivo do PNAE na receita dos estabelecimento e no rendimento dos estudantes (Foto: acervo pessoal)

Explica Antonia Leudiane que a pesquisa investigou o impacto do PNAE na receita dos estabelecimentos da agricultura familiar no Brasil. “Os resultados para o País evidenciam um impacto positivo na receita dos estabelecimentos de agricultura familiar. Dentre os benefícios para as famílias estão o incentivo ao cultivo local e a continuação da atividade agrícola, que, além de estimular a permanência dessas pessoas no campo, provoca o aquecimento da economia local, com amparo na geração de renda”, afirma.

Ressalta ainda a pesquisadora que o trabalho analisou outro aspecto relacionado ao PNAE: o efeito direto do programa sobre o desempenho e rendimento escolar dos alunos matriculados em escolas rurais. “A análise para o Brasil denotou que o PNAE possui impacto sobre o desempenho dos estudantes. Quanto às regiões, obteve-se efeito somente para o Nordeste e o Sul, especificamente, sobre a taxa de rendimento escolar (abandono). No geral, as evidências destacam o fato de que políticas como o PNAE possuem grande importância, pois produzem a conexão entre a agricultura familiar e a alimentação escolar”, avalia.

Imagem: Antonia Leudiane Mariano Ipolito foi vencedora do Prêmio Schuh 2023 (Foto: acervo pessoal)

Atualmente aluna de doutorado, Leudiane segue no estudo de políticas públicas. “Sei da importância de fazer ciência para o desenvolvimento do País e levo isso muito a sério. Estou finalizando o primeiro semestre do doutorado e a ideia é continuar desenvolvendo pesquisas que possam contribuir para a sociedade”, declara.

A solenidade de premiação será no próximo dia 24, na Assembleia Geral dos Associados do Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, na cidade de Piracicaba, em São Paulo. Esta é a primeira vez que um trabalho do PPGER é contemplado com o prêmio Schuh. “Leudiane é uma excelente aluna e já tem potencial para ser uma grande pesquisadora. É um prêmio que representa a maturidade e o crescimento do nosso programa”, comenta o Prof. Edward Martins, orientador do estudo.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER) – fone: (85) 3366 9716