UFC participa da Jornada Lei Maria da Penha, promovida pelo CNJ; evento será híbrido nos dias 7 e 8 de agosto

A Universidade Federal do Ceará é uma das instituições apoiadoras e participantes da XVII Jornada Lei Maria da Penha, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento ocorrerá nos dias 7 e 8 de agosto, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (ESMEC), em Fortaleza, no formato híbrido, com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube. As inscrições (neste momento, restrita a magistrados) estão abertas até o dia 1º de agosto através de formulário eletrônico disponível no site do CNJ. Interessados em participar como ouvintes podem acompanhar o evento pelo Youtube.

Imagem: O evento ocorrerá no formato híbrido

A abertura, no dia 7 de agosto, às 14h30min, contará com a presença da biofarmacêutica cearense Maria da Penha, cuja história pessoal está na origem da lei que leva o seu nome (Lei nº 11.340/2006). Na mesa estarão também a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministra Rosa Weber; o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Antônio Abelardo Benevides; e o conselheiro do CNJ, Marcio Luiz Freitas.

Na diversificada programação, a UFC participará através do Prof. José Antônio Fernandes de Macêdo, do grupo de pesquisadores do Insight Data Science Lab, laboratório de ciências de dados vinculado ao Departamento de Computação do Centro de Ciências da UFC.

O professor e pesquisador será um dos conferencistas no painel sobre o tema “O uso de tecnologia no enfrentamento à violência contra a mulher e as experiências dos Tribunais de Justiça do Ceará, Rio de Janeiro e Maranhão (TJCE, TJRJ e TJMA)”. O painel ocorrerá no dia 8 de agosto, às 9h.

Destinada a magistrados, servidores do Poder Judiciário e demais pessoas interessadas, a jornada terá ampla programação de painéis e oficinas com representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Universidade e entidades da sociedade comprometidas com o enfrentamento da violência contra a mulher.

A programação completa pode ser acessada no site do CNJ.

SAIBA MAIS – A Jornada Lei Maria da Penha é realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para celebrar o aniversário da sanção da Lei Federal nº 11.340/2006. Ao fim de cada edição é produzida uma carta com propostas de ação para aprimorar a política judiciária nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Fonte: Prof. José Antônio Fernandes de Macêdo, do Insight Data Science Lab da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.