Duas equipes da UFC, dos campi de Quixadá e Crateús, são finalistas ao Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação

Duas equipes da Universidade Federal do Ceará estão entre os cinco concorrentes selecionados para a etapa final do Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC): o projeto Smart Glasses, do Campus Quixadá, e o SisBarragens, do Campus Crateús. Os finalistas apresentarão os projetos no Computec, durante o 43° Congresso da SBC 2023, no dia 10 de agosto, em João Pessoa (PB). Na ocasião serão escolhidos os três melhores projetos a ser contemplados com o selo.

O Selo de Inovação da SBC é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação e premia trabalhos de graduação, mestrado e doutorado da área de computação que proponham soluções inovadoras.

SMART GLASSES – Originalmente um projeto de graduação, elaborado para a competição de sistemas embarcados no Simpósio Brasileiro de Engenharia e Sistemas Computacionais, em 2017, o Smart Glasses é um dispositivo de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, usado de forma complementar às bengalas. Combina um par de óculos com sensores de posição e de presença que, por sua vez, realizam a detecção de obstáculos durante as trajetórias do usuário.

Imagem: Equipe do projeto Smart Glasses, do Campus de Quixadá (Foto: acervo da equipe)

Em caso de obstáculos identificados e, de acordo com a posição da cabeça do usuário, um sinal é enviado via bluetooth para o aplicativo em smartphone, com a finalidade de alertá-lo sobre a proximidade através de áudio ou vibração. “O projeto Smart Glasses iniciou quando ainda estávamos na graduação e foi muito interessante observar o quanto o projeto cresceu e vem trazendo contribuição para a sociedade na área de acessibilidade. Agradecemos a todas as pessoas que participaram do projeto no decorrer desses anos e estamos muito felizes com a indicação”, comenta o Prof. Marcelo Martins.

Egresso do Curso de Engenharia da Computação de Quixadá, Marcelo hoje atua como um dos orientadores do projeto. Integram a equipe: Petrúcio Neves Filho, aluno de Engenharia da Computação; Letícia Chaves, egressa do Curso de Ciência da Computação; Carlos Alberto Ferreira Júnior, aluno de Engenharia da Computação; Camila Stefany Guerra, mestranda em Ciência da Computação; Simone Nunes, coordenadora do INOVE - Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do Campus de Quixadá; e, ainda, Ingrid Monteiro, Paulo Aguilar e Marcelo Silva, docentes do Campus Quixadá.

SISBARRAGENS – Os pesquisadores Allysson Allex Araújo e Jefferson Macedo, do Campus da UFC em Crateús, são os desenvolvedores do aplicativo SisBarragens, que busca auxiliar, por meio da tecnologia, os profissionais que costumam preencher dados técnicos de inspeção de barragens em checklists impressos.

Imagem:  Jefferson Macedo e Allysson Allex Araújo são os desenvolvedores responsáveis pelo SisBarragens (Foto: acervo da equipe)

A proposta visa aprimorar a gestão de barragens e a segurança desses reservatórios, que são essenciais para o abastecimento de água potável, a irrigação agrícola, o controle de enchentes e a produção de energia elétrica.

Segundo Jefferson Macedo, egresso do Curso de Sistemas de Informação da UFC, a ideia surgiu quando ele foi indagado pelo Prof. Allysson sobre a possibilidade de explorar uma pesquisa no trabalho de conclusão de curso (TCC) que envolvesse transformação digital na área de barragens, tendo em vista a oportunidade de também colaborar com os cursos de engenharia do Campus de Crateús.

Jefferson Macedo comenta os preparativos da equipe para a etapa de apresentações do Selo de Inovação, em agosto. “Estamos analisando as revisões sugeridas pela banca do Selo de modo que possamos ajustar nosso pitch, melhorar nossa proposta e dar prosseguimento ao que temos planejado. Ficamos muito gratos de ter essa oportunidade, especialmente porque nos auxilia a dar visibilidade às iniciativas que temos conduzido dentro do Grupo de Estudos de Sistemas de Informação e Inovação Digital (GESID), do qual faço parte”, afirma.

Mais informações sobre o Selo de Inovação da SBC podem ser conferidas no site da Sociedade Brasileira de Computação.