Professor emérito da UFC recebe título de Associado Honorário da Sociedade Brasileira de Matemática

O professor emérito da Universidade Federal do Ceará João Lucas Marques Barbosa receberá, na próxima quarta-feira (26), o título de Associado Honorário da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Trata-se de uma designação oferecida a matemáticos ou cientistas que tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento da matemática no País.

A cerimônia está marcada para as 16h, na sede do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro, como parte da programação do Colóquio Brasileiro de Matemática. Na ocasião, o docente receberá uma placa comemorativa com a designação honorífica. “[Tomei conhecimento dessa nomeação] com muita alegria. Representa o reconhecimento do trabalho de uma vida, como pesquisador e professor”, celebra o docente.

Imagem: homem branco de cabelos grisalhos está de paletó e gravata em é em frente a um palco

A indicação para Associado Honorário é feita por decisão do Conselho Diretor da SBM a partir de uma proposta da diretoria da entidade que leva em conta aspectos como: “Contribuição científica do pesquisador e seu impacto no desenvolvimento da matemática; formação de pesquisadores e o papel que esses exerceram ou exercem na matemática brasileira; e marcas positivas que a atuação do cientista deixou na matemática brasileira, bem como sua contribuição para projetá-la no exterior”.

A designação de Associado Honorário da SBM vem somar os diversos títulos e reconhecimentos acumulados pelo docente ao longo de sua trajetória no campo da matemática. Professor emérito da UFC e docente titular aposentado do Departamento de Matemática, João Lucas Barbosa é membro da The World Academy of Sciences (TWAS), membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), membro da Academia Cearense de Ciências e Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico.

Bacharel (1965) e mestre (1967) pela Universidade Federal do Ceará, o Prof. João Lucas Barbosa tem doutorado (1972) em Matemática pela Universidade da Califórnia. Foi fundador e presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) por dois mandatos. Também cumpriu dois mandatos nas presidências de cada uma das seguintes entidades: Comitê de Matemática do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Comissão de Representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Fonte: Prof. João Lucas Barbosa, docente emérito da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.