Serviço de urgência odontológica da UFC passa por reformulação para modelo de pronto atendimento

Visando maior adequação à realidade dos novos serviços de saúde ofertados na cidade de Fortaleza, o Serviço de Urgência Odontológica da Universidade Federal do Ceará passa agora a ser de pronto atendimento, com funcionamento das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. O novo horário é resultado de uma reformulação aprovada pelo Conselho Universitário da UFC, em reunião ocorrida no último dia 27 de junho.

A mudança decorre da expansão dos serviços de urgência odontológica na cidade de Fortaleza nos últimos anos, que hoje acontecem no Centro de Especialidade Odontológicas (CEO), do Centro, e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) dos bairros Praia do Futuro, Canindezinho e José Walter. Com isso foi dissoluto o convênio existente entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza, com a interveniência da Secretaria Municipal de Saúde, e a UFC, que previa cooperação técnica de prestação de serviços de saúde bucal no âmbito da urgência odontológica, com a cessão de servidores municipais (cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal).

Imagem: Dentistas atendendo pacientes

Explica a diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da UFC, Profª Lidiany Rodrigues, que o novo funcionamento no modelo pronto atendimento permitirá assistência aos pacientes com quadros de dores agudas com um maior suporte docente em casos de maior complexidade, além de possibilitar a integração do serviço técnico com a graduação em Odontologia.

“Nos moldes atuais, sendo ofertado durante o funcionamento das demais clínicas do Curso de Odontologia e apenas por servidores técnicos da FFOE, há uma maior possibilidade de resolução dos casos que buscam o serviço, que conta com servidores de excelente capacidade técnica nos atendimentos de urgência. Ademais, houve uma maior aproximação do corpo técnico do serviço de urgência com o corpo docente do curso de graduação, o que possibilita uma maior qualidade no atendimento”, afirma.

CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS O Curso de Odontologia da FFOE dispõe de seis clínicas com uma média de 14 equipamentos odontológicos em cada e uma clínica de radiologia. O atendimento nas clínicas é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. São realizados atendimentos básicos e especializados nas áreas de estomatologia, endodontia, odontopediatria, periodontia, prótese dentária, atendimento a pacientes especiais, dentística, ortodontia, cirurgias bucodentárias, cirurgias maxilofaciais e implantes dentários.

Imagem: Clínica odontológica da UFC

Atualmente, o perfil de pacientes atendidos no serviço é de pessoas com urgências ambulatoriais sem suporte hospitalar, que apresentem dores de dente, abscessos dentários, necessidade de restaurações provisórias em casos de dor, hemorragias após extrações simples, colagem de próteses fixas e provisórias, e pequenos ferimentos bucais que precisem de pequenas suturas.

O atendimento ao público é gratuito e se dá de duas maneiras: através do convênio SUS, com encaminhamento das unidades básicas de saúde pertencentes ao município de Fortaleza, ou através de triagens, realizadas no início de cada semestre, tendo cada especialidade um dia de atendimento específico, de acordo com o funcionamento de cada disciplina e do cronograma do ano letivo da UFC.

Fonte: Serviço de Urgência Odontológica da UFC  – fone: (85) 3366 8222