UFC cria Comitê Especial da Política de Valorização da Vida, que desenvolverá ações de saúde mental para a comunidade universitária

Com o objetivo de desenvolver ações que tratem de cuidados para a saúde mental da comunidade universitária, a Universidade Federal do Ceará decidiu criar o Comitê Especial da Política de Valorização da Vida (Pró-Vida UFC). A portaria que decreta a implantação do órgão será assinada no próximo dia 31 de julho.

Imagem: Foto da mesa da reunião com o reitor Cândido Albuquerque com os membros do Comitê Especial da Política de Valorização da Vida da UFC

O órgão, de caráter consultivo, terá a finalidade de propor estratégias para a implementação da Política de Valorização da Vida da UFC por meio de programas, projetos e ações. Entre outras atribuições, ele irá promover e fortalecer iniciativas permanentes de cuidado e informação sobre a saúde mental da comunidade universitária, assim como propor ações de prevenção ao suicídio e estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de pesquisas sobre as causas desse ato e seus fatores de risco.

O comitê ainda terá a função de promover a abertura de canais de comunicação que ofereçam assistência psicoemocional à comunidade da UFC, além de implantar mecanismos para identificar e acompanhar estudantes em situação de grave sofrimento psíquico, bem como estimular a formação de profissionais de educação e saúde para atuar nessa problemática.

“A nossa preocupação é prevenir os casos de suicídio. É combater esse índice que ultimamente, em epecial depois da pandemia, veio de forma alarmante”, destaca a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, 73% das mortes de jovens têm relação direta com o suicídio e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ele ocupa a segunda principal causa de óbitos entre adolescentes e jovens de 15 a 24 anos.

“O comitê vai ser o grupo que vai pensar políticas para essa realidade e vai definir ações integradas. Hoje, nós temos ações de extensão em muitos espaços, nós temos muita coisa interessante na UFC, mas elas são pontuais, elas não conversam entre si, e o comitê vai ser essa ‘liga’. Vai ser essa forma de pensar institucionalmente todas essas ações, conectar as experiências boas e exitosas e criar essa cultura dentro da Universidade”, observa a professora.

Na tarde desta quinta-feira (20), a pró-reitora reuniu-se com o reitor Cândido Albuquerque, juntamente com um grupo de integrantes das Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD), Planejamento e Administração (PROPLAD), Assuntos Estudantis PRAE), Extensão (PREX) e professores da Faculdade de Medicina, para delimitar os passos para a instalação do comitê.

“Essa ideia do comitê não é nova. Há algum tempo, a gente vem trabalhando nela, mas aí veio a pandemia, que dificultou seu avanço. Então, agora nós estamos amadurecendo esse projeto e criando o comitê, pois há uma necessidade muito grande disso”, avalia o reitor. “Inclusive, eu vou dialogar com a próxima administração, com o objetivo de que esse processo seja amparado, porque eu não vou ter tempo para consolidá-lo, mas garantir essa aprovação é fundamental”, adianta.

Imagem: Foto do mapa estratégico do PDI com um dedo apontando a folha de papel

A titular da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CGPE) da PROPLAD, Roberta Queirós, informa que a criação do comitê está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027, dentro do princípio “Valorização da vida”. O PDI é o documento mais importante da UFC, por representar o plano estratégico que deve direcionar todas as ações institucionais para que sejam alcançados os objetivos da Universidade e sua visão de futuro.

“O PDI tem, entre seus objetivos, o de promover a valorização da vida por meio da implementação de políticas institucionais voltadas à saúde da comunidade universitária. Então, o programa Pró-Vida UFC atende a esse objetivo. E, dentro desse programa, existem ações. A primeira delas é exatamente a instalação do comitê, ou seja, estamos cumprindo agora a primeira ação dentro do PDI voltada à valorização da vida”, explica a coordenadora.

Participaram da reunião, além do reitor, da pró-reitora de Graduação e da coordenadora da CGPE, a coordenadora de Validação de Ações e Acompanhamento de Bolsas de Extensão da PREX, Aline Viana, os professores Fábio Gomes e Luísa Weber Bisol, da Faculdade de Medicina, e o psicólogo Lindemberg Saldanha e a assistente social Márcia Arão, ambos da PRAE.

Fonte: Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro, pró-reitora de Graduação – fone: (85) 3366 9498