Mestranda é premiada em evento de nanotecnologia farmacêutica por trabalho sobre tratamento de câncer de pele

Trabalho com foco em inovador tratamento para câncer de pele não melanoma, da mestranda Alice Vitória Frota Reis, foi premiado como o melhor apresentado no II Workshop UFPR-CAPES PrInt New Perspectives in Nanotechnology for Pharmaceutical Sciences. Ela é aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), da Universidade Federal do Ceará.

O evento, de nível internacional na área da nanotecnologia farmacêutica, ocorreu na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, nos dias 14, 15 e 17 deste mês, como parte do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Imagem: O trabalho da mestranda Alice Vitória propõe uso de terapia fotodinâmica e nanotecnologia no tratamento do câncer de pele não melanoma (Foto: Divulgação)

Intitulado "Chloroaluminum phthalocyanini liposomes: characterization and evaluation of cutaneous penetration in vitro” (Lipossomas de cloro-alumínio ftalocianina: caracterização e investigação de sua penetração cutânea in vitro), o estudo foi orientado pela Profª Raquel Petrilli Eloy, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e do PPGCF-UFC. Mestranda e orientadora integram o Grupo de Pesquisa em Nanotecnologia (GPNANO), do Centro de Desenvolvimento e Ensaios Farmacêuticos (CEDEFAR), laboratório vinculado ao PPGCF. A aluna contou com auxílio do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) da CAPES.

Para a orientadora, Profª Raquel Petrilli Eloy, “o trabalho apresentado por Alice representa o desenvolvimento e avaliação da eficácia de um medicamento inovador para o tratamento do câncer de pele não melanoma, empregando a terapia fotodinâmica e nanotecnologia, estratégias que possibilitam um tratamento com menos efeitos colaterais e maior eficácia, visto que a administração do medicamento é feita de forma tópica na pele”.

Alice Vitória explica que sua pesquisa, base do trabalho premiado, “consiste em desenvolver uma possível alternativa de tratamento mais eficiente para o câncer de pele. Para isso, aprisionamos uma molécula, a cloro-alumínio ftalocianina, em lipossomas, que são nanovesículas capazes de levar esse composto ao local do tumor”.

A mestranda considera o trabalho o início de longo processo. “É claro que o desenvolvimento de uma nova terapia requer muitas etapas e muito tempo de estudo para que possamos garantir que ela conseguirá cumprir seu papel sem oferecer risco ao paciente. Esse trabalho representa o início desse desafiador processo. Mas com ele pretendemos chegar a uma estratégia terapêutica mais eficiente, com melhores resultados estéticos e menos efeitos adversos para os pacientes acometidos [pelo câncer de pele].”

RELEVÂNCIA – A mestranda Alice Vitória expressa felicidade pela premiação por ter sido em um evento internacional e de grande visibilidade. Destaca o fato de ter feito a apresentação de um projeto no qual acredita tanto, e que foi o responsável por fazer com que ela se apaixonasse pela pesquisa.

Ela aproveita a oportunidade para citar e agradecer à equipe diretamente envolvida na realização do estudo: “a doutoranda Karina Alexandre Barros Nogueira, que liderou a execução do trabalho, o Prof. Josimar Eloy [coordenador do CEDEFAR-GPNANO e vice-coordenador do PPGCF], por suas valiosas contribuições, e a Profª Raquel Petrilli, por sua impecável orientação.”

Para a orientadora, “a premiação representa o reconhecimento do trabalho que vem sendo desempenhado pela aluna e pelo grupo de pesquisa CEDEFAR-GPNANO".

O Prof. Josimar Eloy, por sua vez, considera que o prêmio conquistado pela aluna foca em um tema de muita relevância em ciências farmacêuticas, a nanotecnologia. Além disso, ressalta a importância de ser uma premiação em evento científico de nível internacional, uma vez que é vinculado a um projeto CAPES-Print em nanotecnologia da UFPR. "O prêmio mostra que a pesquisa desenvolvida no PPGCF é de destaque e relevância na comunidade científica”, diz.

Fontes: Alice Vitória Frota Reis, aluna do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Profª Raquel Petrilli Eloy, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e do PPGCF-UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.