Encontros Universitários voltam a ser totalmente presenciais, de 8 a 10 de novembro; editais serão lançados até 25 de agosto

O maior evento da Universidade Federal do Ceará já tem data e formato definidos. Após três edições virtuais, os Encontros Universitários (EU) 2023 ocorrerão de 8 a 10 de novembro, desta vez em formato totalmente presencial, festejando o reencontro efetivo da comunidade acadêmica e reunindo os diversos saberes desenvolvidos na UFC. Os editais dos EU 2023 serão lançados até o próximo dia 25.

Imagem: A inclusão será o tema central da edição 2023 dos Encontros Universitários (Imagem: Design UFC Informa)

“Incluir para educar, educar para incluir” é o tema deste ano. O termo inclusão, por sua vez, foi escolhido a partir de uma abordagem ampla, que visa difundir a cultura do acolhimento e valorizar a diversidade que se faz presente em uma instituição do porte da UFC.

Embora a programação envolva toda a Universidade, a organização dos EU 2023 está sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

“O retorno presencial é motivo de muita alegria. A gente vai poder se reencontrar, traçar horizontes diante dos trabalhos que vamos discutir, reanimar a participação da comunidade nas atividades acadêmicas. É a oportunidade de reacender a chama de uma universidade plural, inclusiva, que é a porta de entrada que prepara o estudante para seu futuro profissional”, afirmou o docente do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC e presidente da comissão organizadora dos EU 2023, Prof. Bruno Rocha.

Em Fortaleza, os Encontros ocorrerão no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A maior parte da programação será no Centro de Convivência, com algumas atividades também no Instituto de Cultura e Arte (ICA), no auditório do Centro de Ciências e no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação.

No Interior, a organização dos Encontros é feita pela direção de cada campus.

NOVIDADES – A exposição de trabalhos seguirá com três formatos: pôsteres, apresentações orais e apresentações culturais. Uma novidade é que, na modalidade oral, haverá uma nova opção: o pitch, um modelo de apresentação rápida, em que os estudantes terão até cinco minutos para “defender” seu trabalho, identificando problema, solução e benefício da solução, dentre outros pontos.

Imagem: Imagem do Centro de Convivência, no Campus do Pici, na edição de 2018 dos EU; espaço voltará a receber o evento (Foto: Ribamar Neto/UFC)

A opção de apresentação no formato pitch estará disponível em alguns dos eventos dos EU 2023. “O pitch vai envolver um grupo de temas relacionados, ou não, em auditórios e salas, que serão transmitidos pelo YouTube. Serão momentos bem interessantes; uma forma diferente, mas que mostra convergência com a linguagem dos estudantes na atualidade", explicou o Prof. Bruno.

O docente destacou, ainda, que os EU 2023 terão maior integração com as redes sociais. "Além de transmissões ao vivo pelo YouTube, queremos divulgar as publicações usando a hashtag dos encontros tanto nas redes sociais quanto no telão que pretendemos instalar no Centro de Convivência. Isso vai dar maior integração entre os espaços do evento”, afirmou o Prof. Bruno.

ATIVIDADES CULTURAIS – A programação cultural dos EU 2023 ficará a cargo da IX Mostra ICA e do X Encontro de Cultura Artística, este último promovido pela Pró-Reitoria de Cultura da UFC.

As inscrições de propostas artísticas, culturais e técnicas para ambos os eventos estarão abertas ainda neste mês. No caso da Mostra ICA, ocorrerão de 21 de agosto a 3 de setembro; já as do Encontro de Cultura Artística serão de 28 de agosto a 15 de setembro.

Imagem: Apresentação musical nos EU 2018, no Campus do Pici (Foto: Viktor Braga/UFC)

Nesta edição, estão previstos os seguintes espaços para apresentações culturais: Palco Mix, Sala de Artes Cênicas, Área de Exposições e Sala de Exibição de Audiovisual. Poderão propor trabalhos estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos de quaisquer unidades acadêmicas da UFC.

Dentre as modalidades de apresentação artística estão: apresentação musical; dança; teatro; performance; exibição audiovisual; obra expositiva (desenho, pintura, gravura, colagem, instalação etc.); produção digital; produção jornalística e publicitária; produção em design-moda (vestuário, desfile etc.); realização de atividades de gastronomia e várias outras.

Todas as informações sobre inscrições, cronograma, critérios de participação, modalidades e outros detalhes serão divulgados nos editais, que serão lançados até o dia 25 de agosto.

Confira os canais de atendimento ao participante dos EU 2023: