Pesquisa desenvolvida na Pós-Graduação em Engenharia Agrícola ganha Prêmio CAPES de Tese

A dissertação de doutorado Escassez e abundância – entropia e estatística como ferramentas para hidrologia: uma ciência com distribuição irregular de dados e eventos, do pesquisador Pedro Alencar, recebeu a premiação nacional CAPES de Tese. O estudo foi elaborado como tese para a dupla titulação pela Universidade Técnica de Berlim (TUB) em parceria com a Universidade Federal do Ceará, sob a orientação do Prof. José Carlos de Araújo, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.

Imagem: O pesquisador Pedro Alencar é o autor da tese premiada (Foto: acervo pessoal)

A premiação foi concedida pela primeira vez em 2006 e reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação. Com diversas áreas de conhecimento, um dos objetivos dessa iniciativa é promover visibilidade da pesquisa no País.

Como explica Pedro Alencar, inicialmente, o estudo tinha como foco a aplicação da teoria da informação na modelagem entre o ciclo hidrológico e os processos erosivos. Ao longo da pesquisa, a Universidade Técnica de Berlim somou parceria com o trabalho, viabilizando a segunda etapa do projeto: uma abordagem sobre o extremo climático seca repentina.

“O que começou como a aplicação de um tipo de ferramenta matemática se tornou um estudo dos contrastes e contradições internos à hidrologia: muitos versus poucos dados, muita versus pouca chuva. Daí o título da tese como ‘escassez e abundância’”, aponta o doutorando.

Seja na abordagem sobre os processos hidrológicos, seja no estudo sobre as secas repentinas, a pesquisa utilizou tecnologias sofisticadas para o processamento de dados, desenvolveu um aplicativo para estudar a ocorrência desses processos e, ainda, consolidou a literatura científica existente sobre a temática. Como evidencia Pedro, “a utilização da teoria da informação nesses dois projetos também representou um avanço significativo no campo da hidrologia”.

Para o orientador José Carlos de Araújo, receber a premiação CAPES de Tese é uma forma de trazer visibilidade às pesquisas realizadas no Ceará, bem como a qualidade delas. “Apesar da importância de prêmios, não é essa a motivação dos pesquisadores, mas sim o avanço da ciência e tecnologia a serviço da sociedade, que com justeza financia as instituições públicas de ensino e pesquisa”, conclui o professor.

Imagem: O prêmio celebra os melhores trabalhos de doutorado defendidos no País, em várias áreas

O trabalho também esteve presente em uma coletiva de imprensa na assembleia European Geosciences Union, principal organização que dialoga com pesquisas realizadas na área de ciências terrestres, planetárias e espaciais na Europa.

MENÇÃO HONROSA – Na premiação, a Universidade Federal do Ceará também se fez presente com a menção honrosa ao trabalho Efeito do continence app para prática de puepéras sobre incontinência unirinária: ensaio clínico randomizado, da área de Enfermagem. A pesquisa foi realizada pela discente Dayana Maia Sabosa e orientada pela Profª Camila Teixeira Moreira Vasconcelos.